4 benefícios do pilates na terceira idade

Subir degraus, alcançar prateleiras, se levantar do sofá sem ajuda. Tarefas simples, mas que podem se tornar desafiadoras com o passar dos anos, principalmente se o corpo estiver enfraquecido, enrijecido ou com desequilíbrios de postura. É aí que entra o pilates: um método de exercício físico focado no fortalecimento do centro do corpo (o chamado “core”), na mobilidade articular e no controle motor.

“É um exercício de baixo impacto, que respeita o corpo e pode ser adaptado a diferentes perfis e limitações. Ideal para quem deseja envelhecer com autonomia, equilíbrio e autoestima”, afirma Íris Medeiros, fundadora do estúdio Íris Pilates e educadora física especialista em pilates para longevidade.

A profissional ainda destaca que a atividade vai além de exercitar o corpo: trata-se também de resgatar o prazer em realizar tarefas simples do dia a dia. “O pilates faz diferença real na vida do idoso. Não é sobre fazer uma pose bonita, mas sobre conseguir ser funcional no dia a dia. O pilates ajuda a retomar a autonomia das suas atividades”, diz.

A seguir, Íris Medeiros lista 4 benefícios do pilates na terceira idade. Confira!

1. Reduz o risco de quedas

Com o passar dos anos, a perda de massa muscular — condição conhecida como sarcopenia — e a redução do equilíbrio aumentam o risco de quedas. Praticar pilates regularmente ajuda a fortalecer o tronco e os membros inferiores, melhorar a postura e a coordenação, e até alterar positivamente o padrão da marcha. “Pacientes com histórico de quedas relatam mais segurança e confiança ao caminhar depois de algumas semanas de prática”, diz Íris Medeiros.

2. Melhora a postura e a sustentação da coluna

A má postura — muitas vezes marcada por encurvamento ou dor nas costas — é um dos sinais visíveis do envelhecimento. Os exercícios de pilates ativam músculos profundos da coluna e da região abdominal, promovendo sustentação e realinhamento postural. “Com o tempo, o corpo volta ao eixo e isso influência diretamente na mobilidade e no conforto no dia a dia”, explica a especialista.

O pilates ajuda a manter o peso saudável e a prevenir doenças crônicas (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

3. Ajuda a prevenir doenças crônicas

O pilates também pode contribuir para o controle do peso e da circunferência abdominal — fatores que reduzem o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. 

Além dos benefícios físicos, o pilates favorece a saúde mental. A prática estimula a concentração e o controle da respiração, elementos que ativam o sistema parassimpático, promovendo calma e bem-estar. Idosos que fazem pilates relatam maior satisfação com a vida, menor percepção de dor e melhor qualidade do sono.

Cuidados antes de começar a praticar pilates

Antes de iniciar qualquer prática, a recomendação é buscar liberação médica, especialmente se houver osteoporose, problemas na coluna ou outras condições crônicas. Em seguida, é importante escolher um local com profissionais capacitados para trabalhar com o público mais velho.

“No nosso estúdio, temos aulas personalizadas. O importante é que o aluno se sinta acolhido e respeitado”, afirma Íris Medeiros. E nunca é tarde para começar. “Temos alunos que começaram aos 60, 70 e até 90 anos. Em qualquer fase, o corpo responde ao estímulo certo”, conclui.

Por Annete Morhy

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

8 filmes para entender a luta LGBTQIAPN+

A luta pelos direitos LGBTQIAPN+ é uma jornada rica e complexa, marcada por desafios, resistências…

5 minutos ago

‘Pior ideia já vista no futebol’

A inclusão do Mundial de Clubes no calendário tem dividido opiniões. Jürgen Klopp, diretor global…

17 minutos ago

Amado Batista rebate rumores de que traiu a mulher

O cantor Amado Batista, de 74 anos, publicou um vídeo de desabafo em seu perfil…

19 minutos ago

João Fonseca faz treino especial com Alcaraz antes da estreia em Wimbledon

João Fonseca teve um treino especial antes de estrear em Wimbledon: foi à quadra com…

27 minutos ago

Niterói batiza mirante e praia com nome de Juliana Marins, que morreu na Indonésia

A prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vai dar o nome…

1 hora ago

plano Safra será o maior da história pelo terceiro ano seguido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em suas redes sociais que o Plano…

1 hora ago

This website uses cookies.