Em 20 de julho é celebrado o Dia de Santo Elias, conhecido por sua fidelidade a Deus e por enfrentar tempos difíceis com coragem e determinação. Ele foi um profeta do século IX a.C., nascido em Tisbe, no reino do norte, durante o período em que o povo estava dividido entre Israel e Judá. Viveu sob o reinado de Acabe, conhecido por promover a idolatria e perseguir os profetas de Deus. Sua missão era reconduzir o povo à fidelidade ao Deus único, como indica seu nome, que significa “O Senhor é meu Deus”.
Um dos episódios mais marcantes de sua história está em 1 Reis 18, quando Elias confronta a idolatria de Acabe, propondo uma prova para revelar quem era o verdadeiro Deus: “Tragam dois novilhos. Escolham eles um, cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus”. (1 Reis 18:23-24)
Após a proposta, o povo de Israel e centenas de profetas de Baal e Aserá se reuniram no Monte Carmelo, onde foi solicitado por Elias. No local, os profetas de Baal clamaram ao falso deus sem sucesso. Elias, então, reconstruiu o altar do Senhor com doze pedras — uma para cada tribo dos descendentes de Jacó —, preparou o sacrifício, cavou uma valeta ao redor e molhou tudo com água três vezes. Em seguida, orou:
“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e que fazes o coração deles voltar para ti”. O fogo do Senhor desceu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a terra e toda a água da valeta. Diante disso, o povo se prostrou e declarou: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!”. (1 Reis 18:36-39)
Santo Elias, como mostra a sua história, teve uma fé inabalável e uma coragem extraordinária diante dos desafios. Ao recorrer a ele em oração, buscamos força, proteção e renovação espiritual. Abaixo, confira orações dedicadas a esse grande profeta!
Santo Elias, baluarte de fé e defensor ardente da pureza divina, em vossa intercessão depositamos nossa confiança. Que vossa coragem inspire nossos corações a enfrentar os desafios com determinação inabalável. Profeta do Altíssimo, que vossos feitos extraordinários sejam um farol para nossa jornada espiritual.
Profeta do Carmelo, vossa devoção inabalável confrontou a impiedade e restaurou a verdadeira adoração. Instruí-nos a perseverar na retidão, mesmo quando assolados por tempestades de incredulidade.
Pelas dificuldades que nos afligem, pedimos vossa intercessão poderosa. Que, assim como invocastes o fogo do céu, possamos invocar a força divina para superar obstáculos. Concedei-nos a graça de viver com a mesma paixão e devoção que vos caracterizaram, permanecendo firmes na fé e no amor a Deus.
Santo Elias, vossa presença na Transfiguração do Senhor atesta vossa proximidade com o divino. Intercedei por nós, para que possamos vislumbrar a glória celestial em meio às vicissitudes da existência.
Santo Elias, protetor dos que enfrentam provações, guia-nos e fortalece-nos em nossa caminhada espiritual. Que vossa vida de milagres e intervenções divinas seja para nós um exemplo de entrega total à vontade de Deus. Amém.
Santo Profeta Elias, pai admirável do Carmelo, olha clemente para este vosso filho que, sob a vossa inspiração, busca seguir o caminho que conduz à santidade. Cobri-me com o zelo do Senhor, infundi no meu coração o amor ao bem, aumentai em mim a fé a esperança e a caridade, para que eu possa descobrir na vida dos homens o verdadeiro Deus que passa, e convosco possa subir ao cume do monte Carmelo, monte do Senhor que vive e reina para sempre. Amém.
Senhor, Deus dos Exércitos, que manifestastes o Teu poder em Santo Elias, profeta, defensor da justiça, da ética e da vida, sendo de Deus no meio do povo; dai-me força e coragem para caminhar. Que o Divino Espírito Santo venha me iluminar nas noites escuras. Livra-me do deserto da vida, da falta de fé, dos deuses da modernidade.
Atende a esta súplica neste momento de cansaço e indecisão. (Fazer o pedido) Que a Virgem do Carmo e Santo Elias me cubram com o Sagrado Manto e revistam-me com o Santo Escapulário. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Portal EdiCase
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota oficial lamentando o falecimento de José Maria…
José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, morreu na madrugada deste domingo, aos…
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín morreu, aos 93 anos,…
O Exército de Israel publicou novos avisos de evacuação para áreas do centro de Gaza…
Bolsonaristas vão às ruas de Brasília neste domingo, 20, para uma caminhada em defesa do…
Na tarde desta quinta-feira, 18, uma equipe da Polícia Militar de Goianésia recuperou um veículo…
This website uses cookies.