3 mitos e verdades sobre a vacina BCG

A conhecida “marquinha” que a maioria dos brasileiros possui é fruto da vacina BCG, que possui até um dia para chamar de seu: 01 de julho. O marco no calendário ocorre devido à importância do imunizante para combate à tuberculose, uma doença contagiosa que pode levar à morte, e reforça a necessidade da vacinação de bebês logo ao nascer, já que esse grupo possui menor imunidade e corre grande risco de ser infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e ter complicações.

“A vacina BCG está disponível no Brasil desde 1976. Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza sua dose, que deve ser tomada a partir do nascimento e até a criança completar cinco anos”, explica Bruno Henrique Mendonça, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera. 

A vacina BCG é composta por um bacilo fruto do enfraquecimento de umas das bactérias que causam a tuberculose. Mesmo que não possua potencial para impedir o contágio da doença em maiores de 5 anos, é considerada altamente eficiente para prevenir sequelas e óbitos em recém-nascidos e crianças pequenas. 

Por fazer parte da lista de vacinas obrigatórias do Calendário Nacional de Vacinação do Brasil e gerar a famosa marca nos braços da população há muitos anos, diversos mitos envolvendo sua aplicação e reação são muito comuns. Abaixo, Bruno Henrique Mendonça desmistifica as principais e explica os motivos do seu efeito na pele. Confira! 

A cicatriz gerada pela vacinação da BCG é resultado de uma reação imunológica (Imagem: TuktaBaby | Shutterstock)

1. Só brasileiros possuem a marca fruto da vacina da BCG no braço

Mito. A cicatriz deixada pela vacina BCG sempre gerou curiosidade e até mitos sobre sua origem. No entanto, a marca tem uma explicação científica. “Por conta de a vacina ser feita de um bacilo enfraquecido, a cicatriz gerada pela vacinação da BCG é resultado de uma reação imunológica à bactéria. Isso faz com que o local em que foi aplicada fique avermelhado e posteriormente possa até a expelir pus”, explica o docente. 

Esse efeito na pele também está relacionado à agulha utilizada para aplicar a vacina. Há anos, as pessoas acreditavam, inclusive, que ela era esquentada e, por isso, deixava a marca. “A diferença está na agulha: se a aplicação for feita pela microagulha, que também chamamos de carimbo, o efeito na pele é suavizado, chegando a praticamente não aparecer”, esclarece Bruno Henrique Mendonça. 

No Brasil, três a cada cem crianças tomam a vacina BCG com a microagulha e ficam sem a marca. No Japão, a aplicação via agulha carimbo da BCG é obrigatória, extinguindo os casos. Nos Estados Unidos, 10% são dadas com a agulha que não deixa marcas. “Não podemos dizer que só os brasileiros possuem a marca da BCG, mas, por conta do uso da agulha tradicional na maioria dos casos, a maior parte da população possui esse efeito na pele”, pontua. 

2. A marca no braço é sinal de eficácia da vacina

Mito. Desde 2019, o Ministério da Saúde (MS) não recomenda a reaplicação da dose da vacina BCG em crianças que não apresentarem a cicatriz de até 1 cm de diâmetro no braço, por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estudos recentes demonstram que não há relação da marca com a proteção oferecida”, comenta o especialista. A ausência da cicatriz está relacionada a agulha utilizada para o procedimento.

3. A vacina só pode ser tomada no braço direito

Verdade. Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde adotam a aplicação das vacinas no braço direito para que seja possível acompanhar as reações adversas possíveis. “Trata-se de um protocolo seguido em todo o mundo. A aplicação de imunizantes deve ser realizada no deltoide, que é um músculo presente do terço superior do braço até o ombro”, explica Bruno Henrique Mendonça. Assim, não só a BCG como outras vacinas, como a da covid-19, por exemplo, devem ser aplicadas no braço direito em preferência.

Por Leticia Zuim Gonzalez

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Produção industrial cai em 9 dos 18 locais pesquisados em agosto ante agosto/2024

A produção industrial caiu em nove dos 18 locais pesquisados em agosto de 2025 ante…

10 minutos ago

Juros futuros oscilam perto dos ajustes, após quedas com IPCA na véspera

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto dos ajustes da véspera na…

18 minutos ago

PCGO participa de operação integrada em Itumbiara para prevenir e combater intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Itumbiara – 6ª DRP,…

25 minutos ago

PT na Câmara protocola projeto de lei para elevar taxação de bets de 12% para 24%

A bancada do PT na Câmara dos Deputados protocolou pouco antes das 18h30 da quinta-feira,…

28 minutos ago

Governo Lula hesita em falar de Nobel a María Corina; Amorim diz que prêmio virou ‘político’

O governo Luiz Inácio Lula da Silva hesitou em se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira, dia…

29 minutos ago

Governo oficializa novo modelo de crédito imobiliário, que muda uso de recursos da poupança

Por Circe Bonatelli, Geovani Bucci, Eduardo Laguna, Carol Aragaki e Gabriel de Sousa - 10/10/2025…

48 minutos ago

This website uses cookies.