3 dicas para usar plantas na decoração da casa

Mais do que um elemento decorativo, as plantas desempenham um papel importante no equilíbrio emocional e energético dos ambientes. De acordo com o Feng Shui, técnica ancestral chinesa que estuda a harmonia entre os espaços e as pessoas, a presença de vegetação pode atrair boas energias, estimular a calma e favorecer a saúde física e mental.

De acordo com Ana Paula Caramico Lasaponari, gerente de projetos e incorporações da BRN Construtora, inserir plantas ao projeto arquitetônico e à decoração transforma não só o visual do lar, mas também a experiência de viver nele. 

Abaixo, a profissional lista algumas dicas para deixar a casa mais acolhedora com o uso de plantas. Confira!

1. Aproveite os espaços

Mesmo em imóveis compactos, é possível inserir plantas de maneira criativa e funcional. “Quem mora em apartamento pode optar por vasos suspensos, prateleiras verticais ou suportes de parede, que trazem o verde sem comprometer a circulação”, explica Ana Paula Caramico Lasaponari. Em casas térreas, floreiras e canteiros baixos ao longo da entrada são ótimas alternativas para criar um visual agradável e acolhedor.

Entre as espécies recomendadas pela especialista, destacam-se: espada-de-São-Jorge e zamioculca, ideais para ambientes com pouca luz e baixa necessidade de rega; lírio-da-paz e jiboia, perfeitas para áreas internas, por sua elegância e frescor; suculentas e cactos, ótimas para quem busca praticidade e baixa manutenção.

As plantas trazem vida para a decoração e refrescam o ambiente (Imagem: New Africa | Shutterstock)

As plantas não apenas embelezam o ambiente, como também contribuem para o conforto térmico e a qualidade do ar. Quando combinadas a elementos como pisos claros, iluminação natural e ventilação cruzada, elas promovem ambientes mais frescos e saudáveis.

“Na arquitetura contemporânea, o bem-estar vai muito além da planta do imóvel e da escolha do mobiliário. A integração com elementos de paisagismo, texturas e formas naturais cria uma conexão harmoniosa com a natureza, o que traz benefícios positivos para o bem-estar físico, mental e emocional. Essa abordagem proporciona uma sensação de acolhimento e contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida”, afirma a gerente de projetos e incorporações da BRN Construtora. 

3. Integre as plantas à decoração funcional

Além de decorar, as plantas podem ser inseridas em composições com móveis de apoio, como bancos, cabideiros e estantes. Esses elementos ajudam a criar áreas multifuncionais no dia a dia, como um cantinho para tirar os sapatos, apoiar bolsas ou deixar chaves e correspondências.

Por Monique Costa

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Elefanta mata turistas do Reino Unido e da Nova Zelândia durante safári em parque na África

Duas turistas foram mortas por uma elefanta nesta quinta-feira, 3, enquanto faziam um safári a…

7 minutos ago

Explosão em posto de gasolina deixa ao menos 20 feridos em Roma

Um posto de gasolina explodiu na manhã desta sexta-feira, 4, na região sudeste de Roma…

47 minutos ago

Câmara de Goianésia aprova requerimento para garantir abafadores de ruído a crianças autistas na rede municipal de ensino

A Câmara Municipal de Goianésia aprovou o requerimento nº 250/2025, de autoria do vereador Ralson…

51 minutos ago

ONU retira inspetores nucleares da AIEA do Irã por motivos de segurança

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) está retirando…

56 minutos ago

Familiares e amigos chegam a velório de Diogo Jota em cidade portuguesa

Diogo Jota e seu irmão André Silva estão sendo velados nesta sexta-feira, na pequena Gondomar,…

57 minutos ago

This website uses cookies.