A cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos nesta quarta-feira (6) devido às chuvas que afetam a capital, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da prefeitura responsável pelo monitoramento climático. Há risco de alagamentos em todas as regiões da cidade. Na zona leste, a subprefeitura do Itaim Paulista chegou a declarar estado de alerta para transbordamentos. Entre 14h24 e 15h11, os córregos Itaim, na Avenida Marechal Tito, e Lajeado, na Rua Manuel B. de Lima, transbordaram.

A Defesa Civil também emitiu alertas sobre ventos fortes e raios nos bairros da Casa Verde, Santana, Jaçanã e Tucuruvi, localizados na zona norte. As chuvas são causadas por uma combinação de ar quente e úmido, intensificada pela entrada de uma brisa do mar. De acordo com o CGE, essa condição deve persistir sobre a capital ao longo do dia e pode se espalhar para outras áreas nas próximas horas.

Para os dias seguintes, a previsão do CGE indica um clima abafado, com sol entre nuvens e temperaturas variando entre 20°C e 26°C. Contudo, a chegada de uma frente fria entre a tarde e a noite pode provocar chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos de até 50 km/h na Grande São Paulo. “Há potencial para a formação de alagamentos”, alerta o CGE.