A Polícia Civil de Goiás, através da 1ª e 3ª Delegacia de Polícia de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, prendeu três homens nesta quinta-feira (31) pelos crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa, após ações de inteligência.
Na tarde do dia anterior (30), uma vítima idosa registrou uma ocorrência após realizar transferências via PIX que totalizaram cerca de R$ 4 mil. Ela informou que recebeu mensagens em aplicativos de uma pessoa que se fazia passar por sua filha, que mora em outro estado. Somente após efetuar duas transferências, a vítima começou a desconfiar da situação e decidiu registrar a ocorrência.
As equipes policiais iniciaram as diligências imediatamente após o registro e, no início da manhã do dia 31, conseguiram identificar dois dos envolvidos. Após compartilhar informações com a Polícia Penal do Estado de Goiás, localizaram e prenderam o terceiro suspeito. Dois dos três detidos eram egressos do sistema prisional e estavam sob monitoramento eletrônico.
O grupo enviava mensagens para várias pessoas, especialmente idosos, se passando por familiares e solicitando transferências via PIX. Os criminosos ainda utilizavam contas que eram cedidas ou emprestadas e rapidamente transferiam o dinheiro para outras contas, visando ocultar os valores.
Os três investigados foram autuados em flagrante pelos crimes de estelionato eletrônico (art. 171, parágrafo 2º-A do CP) e associação criminosa (art. 288 do CP). As unidades policiais continuarão as investigações para identificar outros envolvidos.