Vereador Paulo Henrique sugere criação de Casa de Apoio na cidade de Uruaçu - Imagem: TV CâmaraNesta terça-feira, 27, o Vereador Paulo Henrique apresentou um importante pedido ao Prefeito Leonardo Menezes e à Secretária Municipal de Saúde, Luciana Otoni, buscando melhorias no atendimento de saúde em Goianésia. Através do requerimento 094, o parlamentar solicitou que sejam realizados estudos para viabilizar a criação de uma casa de apoio em Uruaçu, com o objetivo de atender às necessidades das pessoas que são encaminhadas para realizar tratamentos de saúde na cidade.

A proposta surge da observação de que muitos pacientes enfrentam dificuldades financeiras para arcar com as despesas de hospedagem e transporte durante o período de tratamento. Além disso, alguns pacientes têm tratamentos diários e não conseguem suportar as viagens diárias entre Goianésia e Uruaçu, especialmente quando já estão debilitados pelos medicamentos e suas reações adversas.

O texto da publicação continua após a publicidade

“Observamos que as pessoas têm necessidade de vários atendimentos de saúde, como, cirurgias, exames, quimioterapia, radiologia, hemodiálise, entre outros, por não poderem custear as despesas com hospedagem ou transporte, outros por terem tratamento diário não conseguem suportar os ritmos das viagens diárias de Goianésia a Uruaçu, visto que alguns dos pacientes já saem bastante debilitados, muitas vezes pelos medicamentos que são fortes e causam reações adversas. Os pacientes que vão para Uruaçu não tem onde ficar para esperarem aqueles que ainda vão se consultar ou até mesmo um local que possam fazer um lanche e descansar”, explicou Paulo Henrique.

Como explicado pelo parlamentar, atualmente, os pacientes de Goianésia que são encaminhados para Uruaçu não têm um local adequado para ficarem enquanto aguardam consultas ou para descansarem entre os procedimentos médicos. Muitas vezes, eles dependem das casas de familiares que residem em Uruaçu, mas nem todos têm essa opção disponível. Por isso, o Vereador destaca a necessidade de estabelecer uma casa de apoio na cidade, a fim de suprir essa lacuna e proporcionar condições mais adequadas aos pacientes.

Trocando em miúdos, a casa de apoio seria um local onde os pacientes de Goianésia poderiam se hospedar durante o período de tratamento em Uruaçu. Além de oferecer hospedagem, o espaço também teria estrutura para fornecer refeições, descanso e suporte emocional aos pacientes. Seria um ambiente acolhedor e seguro, visando proporcionar conforto e apoio aos indivíduos que já enfrentam desafios relacionados à saúde.

“Espera-se que o Prefeito e a Secretária Municipal de Saúde avaliem a proposta com cuidado, considerando os benefícios que a casa de apoio traria para os pacientes. A implementação desse projeto seria um passo significativo na melhoria do sistema de saúde local, demonstrando o compromisso em oferecer um atendimento mais abrangente e humanizado”, finalizou o vereador.