Iniciativa, que conta com investimentos da Anglo American, objetiva promover a recomposição de áreas florestais, a preservação de nascentes e a conservação do solo e da água na bacia do rio. 

Primeiro lote do programa Juntos Pelo Araguaia tem etapa de plantio concluída - Imagem: Anglo AmericanO programa Juntos Pelo Araguaia concluiu a etapa de plantio de 102 hectares de árvores do Cerrado no município de Piranhas em Goiás, o que equivale a, aproximadamente, 100 campos de futebol. O objetivo é promover a recomposição de áreas florestais para preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do rio. A atividade fez parte do lote 1 do programa, que conta com investimentos da Anglo American, coordenação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e execução do Instituto Espinhaço.

O texto da publicação continua após a publicidade

Neste lote, 16 propriedades rurais foram envolvidas e, agora, contarão com atividades de monitoramento, visando a manutenção das ações realizadas. Também foram levantados cercamentos das áreas onde ocorreram as intervenções, para evitar degradações. 

“A recuperação dessas áreas, com o plantio de árvores nativas do Cerrado, tem o intuito de reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos, em busca do aumento da produção e da melhoria na qualidade da água. Com esta parceria de engajamento entre diferentes agentes do território, buscamos também uma maior conscientização ambiental para que mais produtores rurais se sintam motivados a recuperar suas áreas de forma voluntária”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American. 

O apoio da Anglo American permanece com investimentos de R$ 22 milhões em um novo lote do programa. A expectativa é contribuir, nesta nova etapa, com a preservação de mais 296 hectares na região de Piranhas. 

“Considerado um dos maiores programas de revitalização de bacias hidrográficas do país, o Juntos Pelo Araguaia está integralmente alinhado ao nosso Plano de Mineração Sustentável, que busca, entre vários objetivos, o desenvolvimento de um meio ambiente saudável. Seguiremos apoiando esta iniciativa, que cumpre o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta o diretor Técnico e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Cristiano Cobo. 

Juntos Pelo Araguaia
Firmado por meio de um acordo com os governos federal, do estado de Goiás e do Mato Grosso, o programa Juntos Pelo Araguaia busca impulsionar atividades para conter a erosão e melhorar o fluxo d’água do rio. A iniciativa, que visa aumentar a produção e a disponibilidade de água na região, com qualidade e em quantidade, foi iniciada nas cidades de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Piranhas e Portelândia, todas do estado de Goiás, com previsão para se estender a 38 municípios. 

Mais investimentos
Em Minas Gerais, a Anglo American desenvolve um projeto de recuperação das nascentes localizadas na cabeceira do Rio Santo Antônio, no município de Conceição do Mato Dentro. Também realizada em parceria com o Instituto Espinhaço, a iniciativa está recuperando 23 nascentes degradadas na cabeceira do rio, que é um importante curso de água pertencente à bacia do Rio Doce.

O projeto, que faz parte do Plano de Mineração Sustentável da companhia, contempla ainda a recuperação de cerca de 8 mil metros lineares de áreas de preservação permanente. A ação inclui cercamento de terrenos, plantio de mudas nativas e monitoramento da vegetação. Além disso, são realizadas atividades para o desenvolvimento de uma rede que visa engajar lideranças locais com treinamentos em educação ambiental. A primeira fase do projeto está sendo finalizada e, em outubro, está prevista uma nova fase, com mais investimentos. 

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.  

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.  

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.