A abertura dos Jogos Paralímpicos de Goiás é nesta sexta-feira, 26, no Centro de Excelência do Esporte em Goiânia - Imagem: SeelGoiânia recebe neste fim de semana a realização da primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. A competição inédita é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e vai reunir cerca de 500 participantes de 40 municípios goianos, em sete modalidades esportivas. A abertura do evento será nesta sexta-feira, 26, às 19h00, no Centro de Excelência do Esporte.

Além do Centro de Referência Paralímpico, que vai receber as disputas da natação, judô, tênis de mesa, parabadminton e bocha, também serão locais de competição a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com o atletismo, e o Colégio Lyceu de Goiânia, com a realização do Goallball.

O texto da publicação continua após a publicidade

Titular da Seel, Henderson Rodrigues, destaca que essa primeira edição dos jogos é uma oportunidade para atletas de várias modalidades do paradesporto no Estado. Ele diz que o suporte do Governo de Goiás tem sido fundamental para fortalecer essa atividade e revelar paradesportistas de alto nível. 

“Além da oportunidade de participar de uma competição estadual, os jogos são também um momento de mostrar o que temos de melhor. Muitos dos atletas que estarão disputando nesse final de semana são medalhistas em suas categorias”, destacou o secretário. 

O Governo de Goiás vai oferecer toda a estrutura física para as competições, além da logística de alimentação e hospedagem para atletas, comissões técnicas, staffs e arbitragem. Os Jogos Paralímpicos de Goiás terão disputas nas categorias Escolar e Universitária, e vão servir como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que serão realizadas no segundo semestre.