De que forma seria possível perceber que o emocional está instável? Como estabilizar o emocional? Existe alguma técnica pra isso? 

Brenda Cruz é psicanalista e pode te ajudar a ter instabilidade emocionalA Instabilidade emocional está relacionada a reações emocionais intensas, dentre elas o medo, raiva, tristeza e que podem estar relacionadas a ansiedade e depressão.

O texto da publicação continua após a publicidade

Quando adentramos no assunto, e falamos sobre buscar estabilidade emocional, é notável o quão sensível e profundo é a compreensão de nós mesmo, e que na maioria das vezes lidar com o outro é mais fácil do que lidar consigo mesmo, porque o outro está exposto, e claro, de forma involuntária conseguimos enxergar a situação do outro por outra perspectiva, e é essa questão que precisamos falar sobre, que é enxergar a nossa própria situação, instabilidades e conflitos por outras perspectivas.

Por natureza, o ser humanos é reestruturado de forma automática pela imposição social, ele foi moldado tantas vezes pelas circunstâncias da vida, que em alguns casos quando se dá conta já perdeu o sentido, isso gera conflitos internos que o faz pensar “qual é o meu propósito aqui, porque estou passando por isso?”.

De acordo com a psicanalista Brenda Cruz, o ponto chave para a busca pelo equilíbrio emocional é entender que, independente da situação, o que importa não é a situação em si, o que importa é o seu equilíbrio perante a situação. “Veja bem, estamos falando de circunstâncias externas impostas, mas quem determina a imposição interna é apenas você mesmo”.

Situações conflitantes sempre estão presentes, como, “eu preciso sair dessa situação e não sei como fazer isso”, geralmente, ou na maioria das vezes, gera ainda mais conflitos quando a própria pessoa sabe como sair da situação, mas não tem equilíbrio emocional, consciência e tampouco segurança para conduzir essa situação de forma consciente.

Brenda Cruz explicou que a psicanálise possibilita a compreensão da mente humana a partir do inconsciente, trazendo o inconsciente para a consciência e trabalhando pontos importantes sobre você. Vale ressaltar que, para eficiência de uma análise é fundamental compreender o repertório para que você paciente, consiga na atualidade enxergar a situação por outras perspectivas, é simplesmente olhar para dentro de si enxergando com clareza as respostas que antes não eram compreendidas.

Perceber essa instabilidade emocional e conduzir de forma equilibrada exige autoconhecimento, e hoje investir em autoconhecimento tem trazido melhorias na vida das pessoas, certamente que, se você está bem as coisas ao redor tendem a ficar bem também, e a melhor forma para conseguir fazer isso de maneira assertiva e eficiente é de fato através da terapia com psicanalista.

Se você precisa de tratamento, para ansiedade, depressão e baixa autoestima, entre em contato com a psicanalista Brenda Cruz.
WhatsApp? (62) 9 8149-4872
Instagram @brendahcruz_psi