Muitas pessoas sofrem por ter internet lenta em casa. Os vídeos travam, páginas não carregam e é comum esperar alguns minutos por algo que deveria levar segundos. Essa não é a situação ideal, principalmente, quando pagamos por vários megas de conexão.

Porém, o que a maioria da população não sabe é que existem diversos fatores que podem influenciar na velocidade da internet, não apenas a quantidade de megas comprados. Coisas como localização do modem, fiação, umidade e até problemas com seu computador podem reduzir o desempenho do serviço recebido.

Confira abaixo os principais motivos que deixam sua internet lenta e como lidar com cada um deles:
1. Roteador mal posicionado
É muito importante que o roteador seja posicionado em um lugar central do estabelecimento ou no cômodo, normalmente no local onde a maior parte dos dispositivos ficam conectados. Aliás, vale colocar num local alto, para evitar outras barreiras, como móveis.

2. Muitas pessoas usando o sinal
Quanto mais dispositivos conectados, maior a divisão da banda disponível.

Portanto, se você tem muitos “intrusos” usando sua internet, uma solução é estabelecer uma nova senha. Além disso, atualmente já existem aplicativos com a função de limitar o consumo de banda individual.

3. Vírus ou malware instalados
Outro fator que pode causar um impacto na velocidade da sua internet são vírus e malwares. Portanto, mantenha sempre um antivírus e proteja a sua conexão contra ameaças para evitar esse tipo de problema.

4. Modem de baixa qualidade
O modem desempenha um papel muito importante para que possamos ter acesso à internet, por isso, é importante ter um de boa qualidade. Mas, como qualquer aparelho eletrônico, o modem de internet está suscetível a falhas que podem impactar o desempenho do trabalho que realiza.

Existem diversos modelos no mercado. Caso esteja na dúvida de qual modem comprar, consulte um técnico especialista no assunto para lhe indicar um modem de qualidade.

5. Provedor instável
Se a sua conexão com a internet estiver lenta, vale a pena entrar em contato com o atendimento ao consumidor do seu provedor, que pode estar sofrendo instabilidades. Esses problemas podem ser gerais, afetando todos os clientes da empresa, ou podem ser localizados, prejudicando somente os da sua região geográfica, bairro ou cidade.