Wilfred Bruijn - Presidente da Anglo American no Brasil Em 2023, a Anglo American, empresa que tem sua origem na África do Sul e atualmente conta com operações em seis continentes, completa 50 anos de história no Brasil. Esse importante marco comprova o quanto nos sentimos acolhidos pelos brasileiros e, ao mesmo tempo, estimulados a seguir por muitas mais décadas no país, em busca de uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável.

Hoje, operamos dois negócios no Brasil: produção de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), empreendimento que engloba um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, passando por 33 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, até a filtragem e a exportação no Porto do Açu (RJ), em uma operação conjunta com a Ferroport; e produção de ferroníquel no estado de Goiás, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia. Juntos, os dois empreendimentos geram cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e investimentos no país de, aproximadamente, R$ 12 bilhões, previstos até 2027. 

Orgulhosos do nosso passado e atentos aos desafios do presente e do futuro, entendemos que a mineração só tem sentido se for para o bem de todas as partes interessadas, e de maneira que busque soluções para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, ancoramos nosso negócio nas melhores práticas de ESG e, com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, temos um Plano de Mineração Sustentável, que estabelece, por meio de metas claras e objetivas, as ações da empresa nos pilares: ambiental, social e governança. 

Os objetivos desse plano incluem parcerias para melhorias nos sistemas de educação e de saúde das comunidades que acolhem nossas operações; ações de inclusão e diversidade; fortalecimento dos mecanismos de transparência e integridade; foco na redução da emissão de gases do efeito estufa nas plantas operacionais (com previsão de sermos neutros em carbono até 2040); reaproveitamento e gestão inteligente dos recursos hídricos utilizados na mineração; entre diversos outros. 

O Plano de Mineração Sustentável já vem rendendo frutos que merecem ser celebrados neste aniversário de meio século de presença da Anglo American em território brasileiro. Nossa empresa é uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com inclusão, diversidade e questões relacionadas à Saúde Mental. Estas ações fazem parte do nosso planejamento estratégico para a consolidação de uma cultura alinhada às necessidades da sociedade atual. Fazemos também a gestão de grupos de trabalho que discutem as questões ligadas a esta importante agenda. Nosso planejamento tem objetivos e metas dedicados especificamente aos grupos minorizados.  

Trabalhamos, por exemplo, com a meta de alcançar, até 2027, 40% de mulheres em posição de liderança globalmente. Para isso, promovemos no Brasil o Programa de Desenvolvimento das Mulheres, que busca o fortalecimento do público feminino na mineração, oferecendo um espaço de estímulo a debates sobre temas pertinentes das esferas pessoais, sociais e profissionais, além de discussões sobre os desafios enfrentados diariamente nas rotinas de trabalho. Também realizamos diversas capacitações para a contratação de novas profissionais no setor, como cursos de soldadoras e treinamento de mulheres em caminhões fora de estrada.  

Ainda em relação à estrutura e aos programas da empresa, é importante mencionar que nossa atuação no tema diversidade é respaldada por políticas e procedimentos consistentes e aplicados em todas as unidades da Anglo American no mundo, tais como: Política de Inclusão e Diversidade, Política Contra a Violência Doméstica e Política Contra Bullying, Assédio e Retaliação.  

Outro ponto de destaque é que somos signatários do Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção. Ao assinar o documento, nos comprometemos a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade. 

Em relação ao meio ambiente, hoje a nossa matriz de energia elétrica no país é 100% renovável, rumo a uma operação cada vez mais sustentável. Também avançamos em um projeto de reuso de água do nosso mineroduto e seguimos investindo em alternativas para aumentar a eficiência operacional em recursos hídricos, por meio de parcerias com universidades e demais instituições de pesquisa; e apoiamos a recuperação de bacias hidrográficas do Rio Araguaia, em Goiás, e de nascentes do Rio Santo Antônio, em Minas Gerais. 

Estamos trabalhando também em uma iniciativa piloto de reaproveitamento de escória de ferroníquel, que visa o uso deste material para a pavimentação de rodovias em Goiás. Além de trazer ganhos ambientais, esse projeto incentiva a economia circular, na qual os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade econômica. 

A Anglo American conta ainda com cerca de 27 mil hectares de áreas protegidas no Brasil, entre Cerrado e Mata Atlântica, o que corresponde de forma equivalente a 27 mil campos de futebol e representa mais de seis vezes a sua área operada no país; além de ter aderido, com a doação de US$ 5 milhões, ao Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), responsável pela conservação de mais de 60 milhões de hectares na região amazônica. 

Além disso, firmamos recentemente acordos para a promoção do desenvolvimento regional colaborativo nos municípios onde operamos, com objetivo de diversificar as economias locais, reduzindo, assim, a dependência da mineração. 

Alcançar meio século de atuação é, para nós, motivo de alegria, gratidão e momento de renovar nosso compromisso com uma nova forma de mineração. Sabemos que isso só se tornou possível porque colocamos as pessoas no centro de tudo que fazemos e entendermos que estar em sintonia com as necessidades das comunidades anfitriãs às nossas operações, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio.  

Seguiremos focados na entrega de resultados seguros e eficientes, baseados em nossos valores e propósito. Ao celebrar os 50 anos de presença no Brasil, vislumbramos mais e mais décadas de uma mineração responsável, com padrões globais de excelência, solidez em cultura corporativa, e trabalho de pessoas compromissadas, que no dia a dia constroem a história da nossa Anglo American.

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.  

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.  

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.