O Horário de Verão foi extinto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em 2019, mas o então eleito nas recentes eleições presidenciais de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, criou uma enquete no Twitter para questionar a população se a alteração deve voltar a entrar em vigor.

A enquete foi criada nesta segunda-feira, 07, e já conta com mais de 2 milhões de votos. Até a publicação desta matéria 66,9% das pessoas apoiavam o retorno da medida que foi criada em 1931 por meio do Decreto 20.466. A votação na enquete será encerrada hoje, 08.

Para votar, basta tocar na publicação abaixo e logar-se com a sua conta do Twitter. Vale dizer que a enquete não possui valor científico, mas faz parte da proposta de Lula com um "governo que consulta a população". O político não informou qual será o peso do resultado da enquete na decisão sobre o retorno ou não do Horário de Verão.

A ideia do Horário de Verão é gerar economia energética, mas opositores a ele dizem que há prejuízos tanto para a rotina da população quanto para a segurança, pois muitas pessoas precisam ir trabalhar enquanto ainda está escuro, antes do amanhecer.

Vale lembrar que o instituto Datafolha fez uma pesquisa sobre o Horário de Verão em setembro de 2021. Os resultados apontaram que 55% dos entrevistados defendiam a medida, enquanto 38% se posicionaram contra e os demais foram indiferentes.

O Horário de Verão determina que relógios sejam adiantados em uma hora. Dados do Ministério de Minas e Energia apontam que o Brasil economizou R$ 1,4 bilhão desde 2010, enquanto o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) diz que brasileiros deixaram de gastar R$ 835 milhões entre 2010 e 2014 devido à redução do uso de termelétricas.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo