No mundo da fotografia, não há ideias novas. Tudo já foi feito antes e será feito de novo. Encontrar uma nova perspectiva sobre um assunto é a chave para criar algo que se sinta fresco e excitante. No entanto, pode ser complicado destacar-se num mercado tão concorrido. A sessão fotográfica média envolve colocar o sujeito contra um ecrã azul ou verde pouco inspirador, e depois editar a imagem final para remover o fundo mais tarde. É tão comum que é provável que se esteja a perguntar: Será que não há realmente outros fundos? E se quiser capturar o seu sujeito num cenário mais invulgar? Como evitar que o seu modelo se misture no seu ambiente? Se precisar de tirar as suas fotografias num local menos convencional, aqui estão seis formas de criar imagens sem fundo:

Mude o seu ponto de vista
A primeira e mais fácil maneira de criar imagens sem um fundo é mudar a sua perspectiva. Em vez de fotografar o seu assunto de frente, tente encontrar um novo ponto de vista interessante. Isto não só o ajudará a evitar ecrãs azuis ou verdes, mas também lhe permitirá enquadrar a imagem de uma forma nova e criativa. Um exemplo disto é fotografar o seu sujeito a partir de baixo. Esta abordagem pode ajudar a criar uma imagem mais única, uma vez que não é algo que todos fazem. Em alternativa, se estiver a trabalhar dentro de casa, pode tentar fotografar para cima para dar à imagem uma sensação de grandeza. Isto tem a vantagem adicional de fazer o seu sujeito parecer maior do que a vida.

Utilizar elementos naturais para criar uma fronteira
Se o seu sujeito estiver de pé num campo verdejante, ou em frente de um edifício interessante que não queira remover da fotografia, pode ainda assim criar imagens sem fundo. Uma forma de o fazer é enquadrar o seu sujeito com elementos naturais. Isto pode ser feito colocando uma árvore ou alguma outra planta no primeiro plano da fotografia. Em alternativa, pode colocar uma placa ou uma parede atrás do seu sujeito. Esta abordagem pode ajudar a criar uma imagem visualmente interessante, e é também uma boa maneira de incorporar a sua marca ou mensagem na fotografia. Em alternativa, se estiver a fotografar algo como um produto, pode ser útil utilizar uma margem para criar uma fotografia limpa e desordenada. As molduras de fronteira também são perfeitas se quiser combinar duas ou mais imagens numa só moldura.

Criar um fundo pintado
Se quiser um fundo interessante que realmente diferencie a sua imagem, considere pintar a sua própria imagem. Embora possa parecer complicado, há muitas técnicas do faça-você-mesmo que são surpreendentemente fáceis de dominar. Uma das formas mais comuns de criar um fundo pintado é a utilização de um projector. Isto envolve pendurar uma folha branca e posicionar um projector atrás dela de modo a que a luz brilhe através da folha e crie uma sombra do outro lado. Outra forma de criar o seu próprio fundo pintado é usar um estêncil. Isto é um pouco mais avançado, mas pode criar uma imagem que é verdadeiramente única. Se não estiver confiante nas suas capacidades artísticas, pode também contratar um fotógrafo com capacidades de pintura.

Usando um ecrã cromado
Se estiver a trabalhar num prazo apertado e não tiver onde colocar um fundo pintado, poderá considerar a utilização de um ecrã cromado como alternativa. O cromado brilha como um espelho, por isso os fotógrafos usam-no frequentemente como um ecrã verde ou azul. A vantagem de utilizar o cromado é que não demora tempo a ser instalado. Isto pode ser especialmente útil se se estiver a trabalhar dentro de casa ou se estiver a chover no exterior. A principal desvantagem da utilização do cromado é que é menos flexível. Isto deve-se ao facto de precisar de alinhar perfeitamente o ecrã com o seu sujeito antes de fotografar. Embora isto não seja impossível, será mais difícil fazer ajustamentos uma vez começadas as filmagens. Pode também utilizar um sítio web para lhe facilitar a vida https://br.depositphotos.com/

Incorporar adereços e decoração de cenário
Há muitas maneiras de fazer com que o seu ambiente se sinta mais como um conjunto de fotografias. Uma maneira simples de o fazer é colocar alguns objectos decorativos no fundo da sua fotografia. Isto pode ser tão simples como adicionar algumas flores ao cabelo da sua modelo ou colocar um lenço à volta dos seus ombros. Alternativamente, poderia também considerar a utilização de adereços mais elaborados. Por exemplo, se estiver a filmar uma cena ao ar livre, poderia colocar uma rede na filmagem. Os adereços podem ser úteis de muitas maneiras. Por exemplo, podem ajudá-lo a adicionar profundidade à imagem ou a definir o estado de espírito. Podem também ser utilizados para incorporar a sua marca na imagem. Ao decorar o seu conjunto, certifique-se apenas de não exagerar. Não quer que os adereços se afastem do seu tema.

Experimente a manipulação digital
Se estiver a lutar para encontrar um fundo que se sinta fresco e novo, considere manipular digitalmente a sua imagem. Isto pode ser feito utilizando software como o Photoshop. Uma boa razão para manipular digitalmente o seu fundo é para criar um efeito dramático. Pode, por exemplo, acrescentar uma explosão ou tempestade atrás do seu sujeito. Outra boa razão para manipular digitalmente a sua imagem é acrescentar algo que não está presente na vida real. Por exemplo, se estiver a fotografar numa praia, mas o sol poente estiver atrás do horizonte, pode adicionar um pôr-do-sol digitalmente. Esta é uma óptima maneira de obter a imagem que deseja sem precisar de encontrar outro local.

Conclusão
No mundo da fotografia, não há ideias novas. Tudo já foi feito antes e será feito de novo. Encontrar uma nova perspectiva sobre um assunto é a chave para criar algo que se sinta fresco e excitante. No entanto, pode ser complicado destacar-se num mercado tão concorrido. A sessão fotográfica média envolve colocar o sujeito contra um ecrã azul ou verde pouco inspirador, e depois editar a imagem final para remover o fundo mais tarde. É tão comum que é provável que se pergunte: não existem realmente outros fundos? E se quiser capturar o seu assunto num cenário mais invulgar? Como evita que o seu modelo se misture no seu ambiente? Se precisar de tirar as suas fotografias num local menos convencional, eis seis formas de criar imagens sem fundo: mudar o seu ponto de vista, usar elementos naturais para criar uma borda, criar um fundo pintado, usar um ecrã cromado, incorporar adereços e decoração de cenários, e experimentar manipulação digital.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo