Teve início neste fim de semana, e vai até 5 de novembro, a primeira edição da “Copa Regional Goianésia de Futebol Sub-17/2022”, que reúne oito equipes, sendo três locais e cinco de municípios vizinhos.
A competição é promovida pela Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Juventude e Lazer, cujo titular, Maurício André Gomes, o Mauricinho, enaltece a determinação do prefeito Leonardo Menezes para a realização dessa e de outras competições em andamento na cidade.
“Demos início, no dia 1º de outubro, ao Campeonato Municipal das Categorias de Base de Goianésia, prestigiando os garotos da base, sub-11, sub-13 e sub-15. Começamos agora essa Copa Regional; e na próxima semana daremos início à Copa dos Campões de Goianésia, a primeira vez que essa disputa acontece, um sonho antigo dos nossos desportistas. Tudo isso, graças ao apoio do prefeito Leonardo Menezes”, enfatizou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Mauricinho.
Como é
Pela tabela, são 15 jogos a serem disputados: 12 na primeira fase, de grupos - dos quais três abriram a competição nesse sábado e domingo -; dois nas semifinais; e um na final.
Participam a Associação Esportiva Goianésia, Associação Esportiva Clube Campestre e Associação Esportiva Jalles Machado, os três de Goianésia; Padre Bernardo Futebol Clube, de Padre Bernardo; BAEC Base, de Barro Alto; Atlético Clube Goianiense - Unidade Rubiataba; Ajax Campinortense, de Campinorte; e Uruaçu Futebol Clube, de Uruaçu.
O clássico local, A. E. Goianésia x Clube Campestre, abriu a disputa, iniciado às 15h30 desse sábado, no Módulo Esportivo Pedro Volner Araújo Siqueira. O placar foi de 4 a 0, para o time mandante, no caso, Associação Esportiva Goianésia, que largou na ponta na tabela de classificação do grupo A.
De acordo a fórmula de disputa, a Copa tem três fases: na primeira, os oito times, distribuídos em dois grupos, A e B, duelam dentro de suas próprias chaves, jogos apenas de ida.
Ao fim da primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, de cujos mata-matas, também jogos só de ida, os vencedores seguem para decidirem o título, na final, no dia 5 de novembro, no Estádio Valdeir.
Completam o grupo A, da iniciada primeira fase, os times Padre Bernardo F.C. e A.E. Jalles Machado, que duelaram na manhã deste domingo, no Coopergasa - placar de 5 a 1 para a Jalles Machado. Já no grupo B estão BAEC Base e A.C.G. Rubiataba, que disputaram três pontos também nesse domingo, no Estádio Valdeir José de Oliveira - placar de 3 a 0 para o Atlético Goianiense de Rubiataba -; e Ajax Campinortense e Uruaçu F.C., cujo jogo originalmente marcado para esse domingo, 09, às 15h30, no Módulo, foi adiado, a pedido dos dois clubes, para quarta-feira, 12, às 09h00.
Pela tabela, a segunda rodada da Copa Regional Goianésia de Futebol Sub-17/2022 será disputada nos dias 15 de outubro, sábado que vem, dois jogos, um de cada chave, e 16, domingo, mais duas partidas, igualmente um jogo de cada grupo.
Categorias se base
Em disputa, desde o dia 1 de outubro, o Campeonato Municipal das Categorias de Base de Goianésia, também promovido pela Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Juventude e Lazer, competição que contempla três categorias: Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
O Municipal de Categorias de Base teve disputada, nesse sábado, 8, a segunda rodada, faltando a do próximo sábado, 15, a terceira e decisiva rodada da primeira fase, quando serão conhecidos os seis finalistas.
As finais, todas elas no Estádio Valdeir José de Oliveira, das três categorias, serão no dia 22 de outubro.
Copa dos campeões
Já nesta segunda-feira, 10, terá início a disputa da Copa dos Campeões, competição que tem a participação, como convidados, dos quatro semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Goianésia de 2022 e da 7ª Copa Haroldo Carrilho, espécie de Série B do futebol amador local.
Os oito times participantes - são eles: Clube Campestre, Zebrinha, Verdão/Zoolutti Nutrição Animal e Juscelândia, oriundos do Campeonato Amador de 2022; Vila Real, Garra União, Clube Campestre Sub-20 e Borracharia Brasil, da 7ª Copa Haroldo Carrilho - foram distribuídos em dois grupos, A e B, onde duelam em espécies de quadrangular final, jogos de ida.
No grupo A da Copa dos Campeões estão: Clube Campestre, o campeão amador de Goianésia deste ano, e Vila Real, o campeão da Haroldo, além de Juscelândia e Borracharia Brasil. No B, Garra União, vice-campeão da Haroldo, Zebrinha, vice do Amador, e ainda Verdão/Zoolutti Nutrição Animal e Clube Campestre Sub-20.
Como na Copa Regional Goianésia de Futebol Sub-17, os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, em cujo mata-mata duelam, em jogo único, e os vencedores avançam para a final onde disputam o título inédito de campeão da Copa dos Campões de Goianésia.
A competição será aberta nesta segunda-feira, 10, com o jogo isolado Vila Real e Borracharia Brasil, às 19h00, no Estádio Valdeir José de Oliveira. A final da Copa dos Campeões também está marcada para o dia 5 de novembro.
Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo