Quatro das 16 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Goianésia, passaram por reformas e adequações nas suas estruturas, pontuais, que resultaram em mais conforto para a população e os servidores que nelas trabalham, bem como melhoraram, ainda mais, a qualidade dos serviços para o cidadão.

Nesta terça-feira, 06, o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, inspecionou as obras, na companhia da secretária municipal da Saúde, Luciana Otoni, e gostou do que viu.

O texto da publicação continua após a publicidade

“São melhorias pontuais, que precisavam ser feitas, para garantir o bom atendimento à população. Não é aquela reforma geral, é reforma pontual, mas que deixa mais apresentáveis as unidades para o profissional poder trabalhar e realizar o melhor atendimento para a população”, afirmou o prefeito.

Até por força do desgaste do tempo, algumas unidades apresentam problemas de infiltração, rachaduras e presença de mofos, por exemplo, daí a iniciativa da atual gestão. Outras precisavam de adequações de estruturas referentes à parte sanitária.

O prefeito Leonardo Menezes anunciou que esses serviços pontuais, onde necessários, continuarão a ser feitos em todas as unidades.

Por enquanto, foram beneficiadas as Unidades de Saúde da Família (USFs) Geraldo Gomes, no Bairro Santa Tereza, cujos reparos foram mais abrangentes; Pedro Miguel de Oliveira, no Nova Aurora; Domingos dos Santos Silva, no Parque Araguaia; e Sebastiana de Lourdes Rodrigues Camargo, no Granville.

“Nossas unidades estavam com estrutura física precisando dessas melhorias. A gente, de fato, teve que entrar nessas quatro unidades para reformar. São reformas mais rápidas, mais simples, muito pontuais e que tinham urgência para serem feitas”, justificou Luciana Otoni.

A secretária municipal da Saúde disse que as 16 unidades da ESF de Goianésia receberão igual atenção.

“Aqui é só o pontapé inicial”, confirmou Luciana Otoni, que visitou nesta terça-feira, acompanhada também de Patrícia Cristina Leite Gonçalves, coordenadora de Atenção Básica, de Antônio Vinícius Goulart de Oliveira, coordenador de Saúde Bucal, e de Tales Cipriano, da Comunicação da sua Pasta, os postos Pedro Miguel, Domingos e Sebastiana de Lourdes.

Na semana passada, ela e seu staff já tinham inspecionado as obras no Geraldo Gomes, onde constatou que “a reforma também ficou muito boa”.

“Lá, no Santa Tereza, era até o nosso problema mais grave. A gente tinha os banheiros todos com azulejos danificados, já tinham caído os azulejos das paredes. Então, para a população local, de cada bairro, é conforto maior, conforto para a equipe também que atende. Então, a gente tem as adequações das unidades, gerando benefício para toda a população”.

De acordo ainda com a secretária Luciana Otoni, as obras, nessas quatro unidades, tiveram início há 45 dias. “Foi tudo feito em tempo recorde: quatro unidades reformadas em 45 dias”, detalhou.

Mais postos de saúde
Durante a visita, o prefeito Leonardo Menezes anunciou que o seu governo construirá mais cinco unidades de saúde, cujos locais que as abrigarão já receberam, inclusive, a aprovação do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

“Dentro do cronograma do nosso governo, estão programados mais cinco postos. Um deles ali no Residencial Ipê, outro no Palmeiras. São postos planejados dentro do projeto do Ministério da Saúde, que a gente vai viabilizar, isso aí junto com a Prefeitura, algo que seja mais em conta, mas que garanta àquelas regiões serem atendidas”, afirmou o prefeito.

Reforma do maria piedade
Também, por ocasião da visita técnica aos postos de saúde, na manhã desta terça-feira, a secretária de Saúde, Luciana Otoni, chamou a atenção para outra unidade, o Maria Piedade, que recebe obra de reforma geral, do piso ao telhado. A previsão é de que a obra ali, no Bairro Vera Cruz, seja concluída nos próximos 15 dias.

“Revitalizamos o piso lá, trabalho que demorou mais do que o esperado, e nos próximos 15 dias deveremos entregar aquela obra. Lá, ao contrário dessas outras unidades, não é essa reforma de reparos. Lá é reforma geral, do telhado ao chão”, encerrou Luciana Otoni.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo