O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, a secretária municipal da Educação, Elisandra Meneses, a coordenadora regional de Educação, Gislene Fonseca, outros secretários municipais, vereadores, religiosos e comandantes militares, assistiram ao Desfile Cívico 2022, de Goianésia, retomado neste ano depois do hiato de dois anos por causa da pandemia de Covid-19.
Ao término do evento, a secretária de Educação Elisandra Menezes fez balanço positivo e exprimiu palavra de “gratidão” a todos os parceiros que tornaram possível realizar grandioso desfile.
“Balanço muito positivo, participação de grande parte da população do nosso município, as escolas fizeram muito bonito, estamos felizes com tudo o que vimos descer na avenida: as fanfarras, carros alegóricos, valorizando a nossa literatura, enaltecendo a cultura do nosso País, o civismo, o respeito ao próximo, todos esses valores embutidos nessa comemoração, principalmente neste ano, 200 anos da nossa Independência”, afirmou Elisandra Menezes, ressaltando que tudo transcorreu sem incidentes e com a participação também de muitas autoridades e familiares dos alunos.
“Pela quantidade de pessoas que vieram prestigiar o desfile, percebemos esse desejo das pessoas de confraternizarem, de assistirem às belas apresentações que comemoraram o bicentenário da nossa Independência. E fechamos hoje essa festa com o sentimento de alegria, com o sentimento de gratidão por cada um dos parceiros que vieram, professores, pais desfilando, as crianças. Não dá nem para destacar um ou outro, foi tudo lindo”, continuou Elisandra.
Além das autoridades locais, outras de fora prestigiaram o Desfile Cívico em Goianésia, caso do comandante do 8º Comando Regional Bombeiro Militar (CRBM), sediado em Uruaçu, o tenente-coronel Rezende.
“O desfile em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil em Goianésia foi um evento belo e muito bem organizado pela Prefeitura Municipal. Vimos a expressiva participação do público que, de modo espontâneo, compareceu ao local do desfile. Certamente, a população aguardava ansiosamente, após dois anos, a realização desse evento, que foi muito marcante, desde o início, às 8h, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, até o derradeiro que desfilou. E para nós, do Corpo de Bombeiros Militar, é sempre alegria muito grande participar desse evento, onde nós podemos expor à comunidade todo o nosso poder operacional, as nossas viaturas, os nossos equipamentos, enfim, mostrar para a sociedade os nossos bombeiros militares”, pontuou o major Dutra, comandante do 18º BBM.
“Dentro dos nossos valores de patriotismo, esse é um evento que nós, bombeiros militares, também aguardamos ansiosamente. E este ano, de modo especial, em razão dos 200 anos da Independência do Brasil. Viva o Brasil!”, expressou.
Pavilhão Nacional
O prefeito Leonardo Menezes, a secretária de Educação, Elisandra Menezes, e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Erick, fizeram o hasteamento do Pavilhão Nacional, abrindo as comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil.
Depois, feita a composição do palanque oficial das autoridades e apresentados, pelo cerimonial, os participantes do desfile, por ordem de apresentações, teve início a parada, com a largada do 15º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) e do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com seus homens, mulheres e carros oficiais.
O Desfile Cívico
Desfilaram em seguida a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), do 15º CRPM; o 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM); o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), com pelotão de bombeiros mirins de Goianésia; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT); o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho; a Escola de Ensino Especial Francisco Ferreira Batista - Kiko -, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goianésia; a Secretaria Municipal de Educação; o Conselho Municipal de Educação (CME); as Unidades educacionais estaduais de Goianésia, da Coordenação Regional de Educação (CRE); os Desbravadores e aventureiros; o Projeto Igreja: Quebrando o Silêncio; a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, com o seu Projeto Vôlei Futuro; a Associação de Proteção aos Animais de Goianésia (Aspago); o Cicilismo; e o Esquadrão de Cristo Ministério Motociclístico.
Educação
Nona apresentação, do total de 17, a Secretaria Municipal de Educação, anfitriã do evento, iniciou suas exibições com compromisso, respeito, exemplo de civismo e amor à Pátria.
A Rede Municipal de Educação de Goianésia atende cerca de 7 mil alunos, distribuídos em 11 creches, 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 20 escolas.
Foi a Secretaria Municipal de Educação, que organiza o Desfile Cívico, mediante muitas parcerias, que definiu o tema do Desfile Cívico e da Semana Cívica deste ano, “Brasil, Um País de Homens e Livros”, bem como os subtemas: “Ler é Brincar” e “Crianças que Leem Desvendam o Mundo”, tornando o Desfile de Sete de Setembro oportuno para as escolas trabalharem com as crianças, jovens e adultos a importância da leitura como construção da identidade social e o respeito ao civismo, visando ao desenvolvimento de um País mais justo e democrático.
Além das unidades de ensino, por meio de seus alunos e professores, também desfilaram integrantes dos projetos pedagógicos, da Educação, como o Dança para Todos; o Música na Escola; projetos de leitura específica de cada unidade igualmente retratados; e outros, como o Educar Consciente, desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz de Oliveira, que apresentou os parceiros do projeto.
Também as unidades educacionais do estado apresentaram projetos desenvolvidos nos colégios e escolas estaduais, como o Arte Educa; o da Banda de Percussão Joalcema Rodrigues Antunes; e a Fanfarra da Escola Estadual Padre Astério Pascoal.
Quando chegou a hora dos desbravadores e aventureiros, desfilaram o Clube de Desbravadores Leões do Vale e o Clube de Aventureiros Castores do Vale e Leõezinhos do Vale, a 12ª apresentação no Sete de Setembro. Nessa ocasião, foi dado pelos desbravadores uma cesta de presentes para o prefeito Leonardo Menezes.
Daí em diante o desfile prosseguiu com o Projeto Igreja: Quebrando o Silêncio; seguido da área esportiva, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer; da Aspago; dos ciclistas; e, fechando, do grupo Esquadrão de Cristo Ministério Motociclístico.
“O resultado é positivo. Recebemos muitos elogios. E pela quantidade de pessoas que prestigiaram, para nós, que trabalhamos esses mesmos todos, para que a culminância do projeto fosse isso mesmo: os nossos alunos, nossos jovens, crianças, apresentando; e as famílias, a comunidade de Goianésia, prestigiando. Com certeza, o balanço muito positivo o nosso desfile”, afirmou.
Homens e Livros
A secretária municipal de Educação assegurou que o tema da Semana e do Desfile Cívicos fez que se levasse para a avenida a necessidade urgente do resgate da alfabetização das crianças, depois de dois anos de ausência da sala de aula, por causa da pandemia.
Elisandra enalteceu os muitos projetos, da Educação municipal e da Educação estadual, presentados no desfile para os goianesienses. “E a comunidade pode ver um pouco daquilo que a Educação faz com tanta excelência, com tanta maestria”, encerrou.
Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo