Dezenas de estudantes de seis escolas públicas, municipais e estaduais, participaram na manhã desta segunda-feira, 29, do ato cívico que abriu, em Goianésia, a Semana da Pátria 2022, este ano com o tema “Brasil, um País de homens e livros”, extraído da lavra do escritor de literatura infantil Monteiro Lobato (1882-1948), e subtemas: “Ler é brincar” e “Crianças que leem desvendam o mundo”.
O evento, na Praça Cívica, do Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues, sede da Prefeitura de Goianésia, reuniu autoridades civis, como o prefeito Leonardo Menezes, os vereadores Múcio Santana e Salete Carrilho, a secretária municipal da Educação, Elisandra Carla, os também secretários municipais Wiliam da Abadia (Finanças) e Luciana Otoni (Saúde), e militares, como os comandantes do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Erick, e do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM), major Dutra, além de gestores das escolas envolvidas.
“Estamos dando início à semana mais importante de comemorações do nosso País, que é a Semana da Pátria, depois de hiato de dois anos. Esse sentimento de patriotismo precisa ser despertado em vocês, crianças e jovens, bem como o interesse pela leitura. Só a educação melhora a gente como País”, afirmou o prefeito.
A Semana da Pátria 2022 é realizada pelo Governo de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal da Educação; pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goianésia e escolas particulares.
O ato cívico, dividido em momentos, teve, no primeiro dia, o hasteamento do Pavilhão Nacional, o cântico do Hino Nacional Brasileiro, a formação da mesa virtual - quando as escolas estaduais foram representadas pelo gestor do Colégio Estadual Jalles Machado, Neilton de Paula, e as municipais, pela gestora da Escola Municipal Sr. Eliziário José de Oliveira, Ivani Fabiana de Oliveira - e falas das autoridades, seguidos das apresentações das instituições, cinco no total, e do arriamento do Pavilhão Nacional, que encerrou a cerimônia.
Fizeram rápidos pronunciamentos, em que enalteceram as celebrações pela Semana da Pátria, o prefeito Leonardo Menezes, a secretária municipal da Educação, Elisandra Carla Menezes, a coordenadora regional de Educação de Goianésia, Gislene Fonseca, e o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Welton José da Silva.
“É com alegria que retomamos, hoje, essas comemorações cívicas”, resumiu Elisandra Menezes, que enalteceu o tema relacionado à leitura, capaz de mudar o mundo: “E todas as apresentações que estarão aqui, todas elas, terão esse objetivo: de sinalizar, de apontar para aquilo que nós queremos como futuro para a nossa Nação”, completou a secretária municipal da Educação.
Apresentações
A Escola Municipal Sr. Eliziário José de Oliveira exibiu o tema “Sítio do Pica pau amarelo” com leitura, pela aluna Bárbara, de pequeno texto sobre a temática, seguida de apresentação da música homônima, com a participação dos colegas.
A Escola Municipal Antônio Ottoni da Silva retratou, com o tema “Livro nosso amigo”, o mundo imaginário infantil, onde os personagens e suas características ganharam vida na mente das crianças, que dançaram a música “Aprendendo a Ensinar”.
A Escola Municipal Casinha Feliz apresentou o tema “A Magia da Leitura”, com música que fala da magia de ler, que leva o leitor a lugares diferentes e o faz deixar a imaginação fluir livremente. A exibição destacou a alegria de quem lê.
Já a Escola Estadual Presidente Kennedy e o Colégio Estadual Jalles Machado fizeram apresentação conjunta, com o tema “Aquarela: ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está”. A partir da perspectiva do subtema da Semana da Pátria 2022 de Goianésia, “Crianças que leem desvendam o mundo”, os alunos do projeto de violão da Presidente Kennedy e Jalles Machado apresentaram em conjunto a música “Aquarela”, de Toquinho (1946-), interpretada por uma aluna enquanto os demais fizeram a harmonia (acompanhamento) com os violões. A apresentação remeteu ao que o autor da canção tenta mostrar: que a caminhada na vida deve ser com alegria, colorida e, mesmo com obstáculos, os “muros” serão ultrapassados com o uso da criatividade.
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Presidente Costa e Silva apresentou o tema “O Pequeno Príncipe Especial”. Transmitida ao público por meio de representação teatral e conto de história, a peça, adaptada do livro “O Pequeno Príncipe”, clássico do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), publicado em 1943, destacou os alunos com necessidades especiais como alunos protagonistas e capacitados e que merecem ser valorizados e respeitados, e reforçou o gosto pela leitura e o amor à Pátria.
“Nós, do Cepi Presidente Costa e Silva, acreditamos muito na inclusão e, principalmente, nas potencialidades dos nossos alunos. E o ‘O Pequeno Príncipe’ caiu muito bem nessa proposta, visto que a obra traz uma reflexão sobre as diferenças, sobre o respeito à diversidade de pessoas. Daí, os nossos alunos trouxeram, com essa adaptação, essa mensagem do respeito ao próximo, o que precisamos na atualidade. Foi essa a nossa proposta, cumprida hoje com êxito”, afirmou disse a professora de apoio Thayline Morais Castro Xavier, do Cepi Presidente Costa e Silva.
Agenda da Semana
As apresentações da Semana da Pátria prosseguem até sexta-feira, 02 de setembro, sempre na Praça Cívica. Ao todo, pelo cronograma atualizado nesta segunda-feira, pela Secretaria Municipal da Educação, 35 unidades escolares, públicas e particulares, farão apresentações no local, em frente ao Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues.
Além disso, para o Dia da Independência, está confirmado o Desfile Cívico do Dia 7 de Setembro, tradicional em Goianésia, também com a participação das escolas, de outras entidades e dos militares.
Na terça-feira, 30, as escolas municipais Sr. Saint-Clair Ottoni da Silva e João Manoel da Silva; a Escola de Tempo Integral (ETI), também municipal, Imorvides Naves; o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Mercedes Lopes da Silva; Educandário Infantil Tia Minervina; Colégio Maria Imaculada; e Colégio Tera;
Na quarta-feira, 31, a ETI, municipal, Luiz de Oliveira; as escolas municipais Professor Gessy Justino de Faria, Antônio Fernandes e Professora Maria Gerusa Carbonaro de Andrade; e os colégios estaduais Laurentino Martins e Felipe Camarão Poty;
Na quinta-feira, 1, as escolas municipais Lauro da Penha, Padre Jesus Osés Pagolo e Hermínio Lopes; a ETI, também municipal, Magnólia Protásio Machado; e as escolas estaduais Luiz Gonzaga Sobrinho, Pedro Mendonça e Padre Astério Pascoal;
E, fechando a Semana da Pátria, na sexta-feira, 2, o CMEI Luciléia Costa; as escolas municipais Professora Judith Leite e Gotinhas de Luz; a Escola Municipal Evangélica Monte Moriá; a Escola Municipal Deodato de Oliveira; a Escola de Ensino Especial Francisco Ferreira Batista - Kiko -, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); o CEPMG José Carrilho; a também Escola Estadual Carlos Gomes; e a particular Escola Luiz César de Siqueira Melo.
Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo