O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta sexta-feira, 12, qual será o tempo de cada candidato à presidência da República na propaganda eleitoral. Com base nas chapas aliadas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidenciável que passará mais tempo em publicidade na rádio e televisão, enquanto Ciro Gomes (PDT) terá apenas segundos.

Conforme o próprio TSE, as normas para definir o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV sãp baseadas na representação de cada partido político na Câmara dos Deputados. Em suma, quanto mais parlamentares nas siglas aliadas dos presidenciáveis, maior o tempo concedido. 

Lula terá 3 minutos e 16 segundos de campanha na TV. O petista conta com o apoio de 141 deputados dos partidos PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PC do B e PV.

Logo depois vem o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 2 minutos e 40 segundos de propaganda eleitoral. São 101 deputados eleitos que apoiam sua reeleição nos partidos PL, PP e Republicanos.

Simone Tebet é a terceira do ranking, com 2 minutos e 16 segundos. A senadora conta com apoio de 88 deputados das coligações do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania.

Ciro Gomes (PDT) terá 50 segundos. O presidenciável não integra nenhuma coligação, portanto conta apenas com o apoio de 28 deputados eleitos, de seu próprio partido.

O mesmo ocorre com Soraya Thronicke (União Brasil). A candidata, no entanto, terá 2 minutos e 7 segundos, mais que o dobro do tempo de Ciro, pois seu partido tem 81 deputados eleitos.

Com informações do Estado de Minas



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo