A fase final do torneio masculino da Liga das Nações de vôlei 2022 começa na quarta-feira, 20 de julho, na Arena Unipol, em Casalecchio di Reno (Bolonha). Após a vitória extraordinária de Paola Egonu e seus companheiros na final contra o Brasil, na feminino que terminou na noite de domingo, agora as atenções estão todas para a seleção masculina italiana, que tentará afirmar o "fator casa". Na sede histórica das equipas de basquetebol mais populares de Bolonha, defrontam-se as 8 melhores equipas que passaram a primeira parte desta edição da Liga das Nações.
O programa dos quartos-de-final inclui quatro jogos de nível absoluto distribuídos ao longo de 24 horas entre 20 e 21 de julho. Os vencedores ganharão o passe para as semifinais em 23 de julho, enquanto as finais estão marcadas para o dia seguinte.
Vôlei masculino da Liga Nacional: às quartas de final
20.07. 18:00 - EUA-Brasil
20.07. 21:00 - Itália-Holanda
21.07. 18:00 - França-Japão
21.07. 21:00 - Polônia-Irã
A final da Liga das Nações será aberta com o jogo entre os EUA, três vezes medalhista de ouro olímpico, e o Brasil, marcado para amanhã, às 18h. É um dos confrontos mais clássicos do vôlei internacional, com os americanos, que venceram o último confronto direto, na primeira parte da competição, em junho, interrompendo uma sequência de 4 derrotas contra o verde-oro.
Quinta-feira as partidas entre a campeã olímpica França em Tóquio e Japão (apenas vitórias transalpinas nas últimas 5 anteriores) e a entre os campeões asiáticos do Irã e os campeões mundiais da Polônia (duas vitórias consecutivas para os asiáticos nas anteriores) , mas somente após 3 sucessos dos poloneses).
Itália-Holanda: tudo sobre a estreia da Azzurra
Obviamente, nosso interesse será máximo pelo jogo que amanhã verá a seleção italiana jogar contra a Holanda. A seleção comandada pelo técnico Fefé De Giorgi fechou a 3ª semana da Liga das Nações como cabeça de chave número 1 devido a um placar que conta com 10 vitórias em 12 jogos e 31 pontos conquistados. Os "azzurri" foram, portanto, os primeiros em virtude de um melhor quociente de sets em comparação com a Polónia, que fechou com os mesmos pontos (3.555 vs 3.300, 32-9 vs 33-10 sets).
As duas únicas derrotas sofridas pela Itália na competição remontam à estreia frente à França e ao Japão, a 24 de Junho, após o tie-break. A seleção italiana, no entanto, já teria se classificado para a fase final da competição como cabeça de chave, concluindo a fase preliminar entre os oito primeiros, como país anfitrião das finais. Lembrando que, se você precisar, pode fazer apostas em sites como a 20Bet.
Curiosidades e precedentes com o "laranja"
A Azzurra também arranca com os favores do prognóstico contra a Holanda, já derrotada por 3-0 (25-23, 26-24, 25-21) no último jogo da semana 3, em que De Giorgi e a sua equipa fizeram 4 top 4 Nos últimos 7 jogos com a Holanda, o histórico da Itália é mais do que positivo com 6 vitórias e apenas uma derrota desde agosto de 2018.
Em suma, a Itália entrará em campo com o público ao seu lado e os azarões, conquistados após uma emocionante primeira parte da Liga das Nações. Campeão europeu em título, os "azzurri" também poderão contar com Ivan Zaytsev, que voltou aos altos níveis após uma lesão no joelho sofrida durante os Jogos Olímpicos. Abaixo está a lista dos 14 jogadores convocados da Itália para a Final Eight em Bolonha.
Itália: convocados de De Giorgi para a Final Eight da Nations League
Central: Simone Anzani, Lorenzo Cortesia, Gianluca Galassi, Roberto Russo.
Livre: Fabio Balassi, Leonardo Scanferla.
Opostos: Yuri Romanò, Ivan Zaytsev.
Dribladores: Simone Giannelli, Riccardo Sbertoli.
Rebatedor: Mattia Bottolo, Daniele Lavia, Alessandro Michieletto, Francesco Recine.
Como assistir jogos ao vivo na TV e streaming
A cobertura total das Finais da Liga das Nações só é garantida no streaming do Volleyballworld.tv. As corridas da Itália, no entanto, também serão visíveis na TV ao vivo, apenas para assinantes, no Sky Sport Uno e na transmissão ao vivo pelas plataformas Sky GO e Now TV.