Foram concluídos nessa quarta-feira, 27, os primeiros trechos do Programa de Asfaltamento da Prefeitura de Goianésia, que leva pavimentação asfáltica a vários pequenos trechos de ruas e avenidas ainda de chão da cidade.

Realizado por duas equipes da Secretaria Municipal da Infraestrutura, uma que faz o preparo do solo, o seu nivelamento e tratamento; e a outra que aplica o asfalto propriamente dito na superfície, o benefício alcança 20 mil metros quadrados de vias de todas as regiões da cidade.

O texto da publicação continua após a publicidade

A ação da prefeitura beneficia trechos de vias dos bairros Nossa Senhora da Penha, Ipê, Palmeiras, Carrilho, Santa Tereza, Nova Fiíca e Morro da Ema. Nas duas equipes em atividade, são 16 pessoas trabalhando.

Na equipe da frente são usados uma patrol, um trator com grade, um rolo compactador, um caminhão pipa e, logo em seguida, os caminhões que levam cascalho para conclusão da base para receber o asfalto. Depois vem o caminhão usina, o mesmo usado nos serviços de recapeamento, e a equipe que realiza o cuidadoso trabalho de acabamento.

“É um programa importante, estamos felizes por desenvolver esse Programa de Asfaltamento, que atende vários pontos, alguns pontos da cidade que ainda não têm esse benefício”, disse na manhã de quarta-feira o secretário Gesmar Calanguinho, enquanto supervisionava a conclusão dos trabalhos na Rua 9 com a Rua 38.

“Era um compromisso do prefeito Leonardo Menezes, que ele resgata com a população, e era grande a expectativa da comunidade, agora atendida por essa importante ação da prefeitura”, completou Gesmar.

Nessa quarta-feira, terminaram os trabalhos executados nas ruas 9 e 11-A com a Rua 38, no Bairro Nossa Senhora da Penha; 46 com a Goiás, no Dona Fiíca II; e na Rua do Açaí com a Rua 46, paralela com Avenida Goiás.

Já nesta quinta-feira, 28, o trabalho foi concluído em outro trecho, no Bairro Ipê.

Ao mesmo tempo, a equipe que prepara o solo já iniciou outra frente de trabalhos, essa na Rua 12 com a Rua 59, trecho que faz a ligação do Bairro Santa Tereza com o Colina Park.

O trabalho, segundo secretário de Infraestrutura, tem resultado em mais dignidade e mais saúde para os moradores, principalmente para as crianças e idosos, as pessoas mais afetadas pela época seca.

“Chega o asfalto, diminui a poeira, facilita na higienização das casas”, observou Gesmar Calanguinho, que recebe cumprimentos dos moradores, gratos pelas obras executadas, constatando, in loco, a alegria das pessoas. “Elas que recebem o benefício estão muito felizes”.

“E tem outro aspecto: a valorização dos imóveis, tanto para venda quanto para aluguel. Se você vai olhar uma casa, seja para alugar, seja para comprar, o ‘asfalto na porta’ valoriza o imóvel e, daí, gera o interesse do inquilino ou do comprador”, observou ainda Calanguinho.

“Portanto, o Programa de Asfaltamento, que estamos desenvolvendo na Prefeitura, por meio da Pasta da Infraestrutura, é bom para a saúde, é bom para a cidade, o crescimento e dá mais dignidade para a nossa comunidade”, encerra Gesmar Calanguinho.

A previsão é de que esse trabalho se estenda até o mês de agosto, quando será concluído esse Programa de Asfaltamento.

Depois disso, a Pasta da Infraestrutura vai trabalhar mais na zona rural, nos pontos de estrada prejudicados pelas chuvas, os quais receberão cascalhamento.

Concluído, em Goianésia, o Programa de Asfaltamento, será a vez da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) realizar as sinalizações horizontal e vertical. Parceria igual é feita com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), que faz as ligações de água antes do asfaltamento empreendido pela Pasta da Infraestrutura.

“Na parte da Saneago, onde é asfaltamento, principalmente. Você fazer um trabalho programado juntamente com a Saneago, você evita estragar o asfalto pronto e aquela correção que nunca fica igual de quando executamos o trabalho. É a parte mais fácil nossa: é nos programar e integralizar, a Infraestrutura tanto com a SMT quanto com a Saneago”, disse Gesmar.

Recapeamento
Já foram feitos este ano 70 mil metros quadrados de recapeamento, alcançando as ruas e avenidas que tinham mais necessidade desse benefício.

Entre as localidades beneficiadas estão os bairros Bougainville, Palmeiras, Colina Park e Centro.

Gesmar Calanguinho disse ainda da expectativa de receber, do Governo do Estado, verba de R$ 1,5 milhão para recapeamento de mais vias, assunto que ele discutiu nesta semana na área de manutenção da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

“Chegando esse dinheiro aí, uma vez atendidos com essa ajuda do Governo do Estado, nós prepararmos parte da Avenida Brasil e outras ruas que têm fluxo maior, para dar ainda mais segurança viária aos nossos condutores e evitar um gasto ainda maior no futuro”, encerrou Gesmar Calanguinho.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo