Iniciativa atua no fortalecimento da gestão educacional do município, com foco na recuperação da aprendizagem após período de ensino remoto

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) deu início a mais um ano de atividades em Barro Alto. A iniciativa reuniu professores, gestores, coordenadores e supervisores educacionais da região para as reuniões do primeiro ciclo, visando fortalecer a gestão municipal e escolar da educação, bem como promover ações de mobilização social com as comunidades. O programa é resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Instituto Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os primeiros encontros formativos do PVE em Barro Alto neste ano foram realizados na SME, com a participação de toda a rede de Ensino Infantil e Fundamental I da cidade. Neste ciclo, o programa trabalhou com três grupos no desenvolvimento de um plano de ações para a educação, conforme as necessidades do município. O foco se deu na recuperação da aprendizagem, a fim de que crianças e adolescentes que voltaram às aulas presenciais possam recuperar aquilo que não conseguiram aprender durante o ensino a distância, que se fez necessário com o agravamento da pandemia causada pela Covid-19.

O PVE vai acompanhar os grupos ao longo de quatro ciclos em 2022, em formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais. A expectativa é executar o plano de ações, registrar as atividades propostas, divulgar os resultados e compartilhar com outros municípios, para que um possa auxiliar o outro. O principal objetivo será reverter as dificuldades de aprendizagem registradas durante o período remoto, buscando encerrar o ano letivo com índices positivos de desenvolvimento.

A secretária de Educação de Barro Alto, Sandielle Ferreira Tavares, enalteceu os resultados do segundo ano de parceria entre o município e o PVE. “Temos uma grande expectativa nas formações e capacitações do nosso grupo gestor, bem como de nossos professores. O foco é garantir o aprendizado de nossos alunos de forma significativa e concreta, para melhorar ainda mais a qualidade da educação de Barro Alto, que já é referência na região. O PVE tem sido um instrumento de grande valia na estruturação de nossa rede municipal de ensino e no fortalecimento de nossos gestores escolares, observando nossas particularidades e potenciais”, destaca.

Para o gerente da Unidade da CBA em Barro Alto, Alexis Dias de Souza, a parceria entre o PVE e os gestores educacionais dos municípios é fundamental para o desenvolvimento local, especialmente no contexto pós-ensino online. “O programa atua constantemente no desenvolvimento de metodologias para promover melhorias na educação pública dos municípios. Esse papel é ainda mais importante neste contexto da recuperação da aprendizagem após o ensino remoto. Para isso, buscamos engajar toda a rede escolar, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade em prol do desenvolvimento do ensino público”, afirma.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo