Neste sábado, 28, familiares da centenária Maria Josefa Silva, moradora do Bairro Carrilho, região oeste de Goianésia, se reuniram para um almoço em comemoração aos 110 anos da matriarca da família. Nascida em 25 de maio de 1.912, na cidade mineira de Bambui, Maria Josefa pode ser a mulher mais velha de Goianésia.
Irmãos, filhos, netos, bisnetos, e trineta, participaram do evento comemorativo, enchendo de muita alegria o coração de Dona Zefa, que ao longo da vida se casou três vezes, o que lhe gerou oito filhos. A sua prole lhe rendeu até aqui, 12 netos, 16 bisnetos e uma trineta. A reunião culminou com o famoso “parabéns pra você... e muitos anos de vida”.
Pra se ter uma ideia, segundo levantamento feito pelo repórter Cleber Martins, a centenária pôde presenciar o governo de 30 presidentes. No ano que ela nasceu o país era governado por Hermes da Fonseca (1910 a 1914), sendo então o oitavo presidente brasileiro. Além do mais, ela presenciou todas as participações da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, iniciada em 1930 no Uruguai. Este ano, no Catar, será 22ª edição.
Na época de seu nascimento, a Igreja Católica era administrada pelo Papa Pio X, o 257º papa da igreja, de lá pra cá, já foram nove papas. Em 1912 teve também o naufrágio de Titanic, onde 1.500 pessoas morreram. Outra comparação que chama a atenção, é o fato dela ser 14 anos mais velha que a Rainha Elisabeth. Maria Josefa ainda presenciou duas guerras mundiais.
Durante estes 110 anos, procurou viver tudo com muita intensidade. A memória já não é mais a mesma, às vezes prega uma peça aqui, outra ali, mas tem a memória melhor do que muitos mais novos. Trabalhou muito para ajudar no sustento da casa e dos filhos. Passou por “poucas e boas”, mas tudo tem valido a pena. Hoje recebe o carinho e os cuidados de familiares e amigos.
O segredo da longevidade? Preferiu guardar pra si. “Trabalhar muito”, brincou ela com nossa reportagem, que emendou: “Minha avó materna morreu com 120 anos”.
Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais