O inverno só começa dia 21 de junho, mas o frio intenso dominou boa parte do Brasil nos últimos dias. A onda de ar gelado chegou até ao Norte do país e deve perdurar até o início da próxima semana.

Há condições para que, principalmente no Sul, temperaturas negativas durem até o dia 20 de maio, mas o cenário atípico alivia a partir de segunda-feira, 23.

A meteorologista da Metsul Meteorologia Estael Sias afirma que as regiões Norte e Nordeste podem ter "um refresco", mas Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Serra do Rio de Janeiro, Centro e Sul de Mato Grosso continuam com previsão de frio.

Segundo ela, esse cenário congelante tem duas explicações principais: o fenômeno climático La Niña e o ciclone Yakecan.

O resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial antecipou e intensificou as ondas de frio, disse. E o ciclone, "anômalo e intenso", empurrou o ar polar para o interior do continente até o interior do Brasil (Centro-Oeste e Sudeste).

"Quando o ar polar tem trajetória continental chega com força maior", explica a especialista.

Devido ao La Niña, a meteorologista alerta para períodos gelados ao longo dos próximos meses.

"A expectativa é de um inverno com potencial de frio mais frequente e intenso devido ao fenômeno. Esse cenário será sentido, principalmente, no Centro-Sul do país, de uma forma geral", diz Sias.

Até que os termômetros voltem a subir, no começo da próxima semana. O Centro-Sul continua com registrando frio intenso, com mínima de 7°C na capital paulista e quedas significativas nos extremos da cidade. Há possibilidade de geada, diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"Teremos alguns dias de manhãs geladas, marcas negativas e geadas. Importante ressaltar que a temperatura poderá baixar de zero também no Sudeste, na serra da Mantiqueira, entre o Sudeste de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo", explica Sias.

Em Goianésia, os termômetros estão marcando as temperaturas mais baixas em anos. Acostumados a temperaturas acima dos 25 graus, os goianesienses estão sentindo um clima atípico com temperaturas chegando a 8º graus, como foi o caso da madrugada desta quinta-feira, 19. A madrugada de hoje, 20, os termômetros marcaram 9°, mesmo índice previsto para este sábado, 21.



Estamos com uma nova conta no Instagram! Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos