As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - começam nesta terça-feira, 10. A partir deste ano, os candidatos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por PIX e cartão de crédito. A novidade foi anunciada na quinta-feira, 05, nos canais de comunicação do Ministério da Educação - MEC - e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. O valor da inscrição não sofre alteração desde 2019 e continua sendo de R$ 85.

Júlia de Lima, de 17 anos, é estudante do 3° ano do ensino médio e irá realizar a prova do Enem esse ano. A candidata diz que a nova forma de pagamento da taxa vai facilitar na hora de se inscrever no exame. “Eu acho que foi uma mudança muito boa e significativa, porque eu conheço muita gente que deixou de fazer o Enem porque não conseguiu realizar o pagamento”, completa.

O texto da publicação continua após a publicidade

O término das inscrições será no dia 21 de maio. O prazo para a efetuação do pagamento vai até o dia 27 de maio. Vale lembrar que a confirmação da participação do candidato no dia da prova só é feita após a validação do pagamento.

Quem pode fazer o Enem?
Qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio ou que já tenha concluído esse grau de formação. Pessoas com deficiência têm direito de solicitar atendimento especializado. A solicitação para esse atendimento deve ser feita durante a inscrição.

O que fazer com a nota do Enem?
Além de conseguir uma vaga na faculdade pública através do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, a nota do exame pode ser aplicada para bolsas em faculdades particulares, conseguir financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, Concorrer a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos - ProUni, e complementar a nota do vestibular de algumas faculdades particulares.

Como fazer a inscrição?
Para fazer a inscrição para a prova, basta acessar o site o site do INEP, selecionar a opção “Página do participante”, realizar o cadastro ou o login no site, preencher o formulário com os dados solicitados e concluir o pagamento da taxa de inscrição.



Fonte: Brasil 61 | Estamos com uma nova conta no Instagram! Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos