Os clássicos regionais são a alma do futebol brasileiro e isso se explica pelo tamanho do nosso país. A Copa do Nordeste ajuda a fomentar essas disputas, assim como o Rio-São Paulo fez por anos. As disputas nacionais também ajudaram a colocar fogo em alguns clássicos entre times de diferentes estados.

Inegavelmente os jogos mais importantes para os clubes são os clássicos que eles têm dentro do próprio estado. Entretanto, quando o esporte começou a se expandir por todo o território nacional outros jogos começaram a se tornar importantes.

Sendo que, os motivos para surgirem essas rivalidades interestaduais são diversos, pode ser pelo tamanho das torcidas ou até mesmo por times que se enfrentaram em várias finais seguidas. Assim sendo, é necessário entender os contextos de cada clássico interestadual para conseguir, dessa maneira, “medir” o seu tamanho.

O Encontro das Nações

A rivalidade entre Corinthians e Flamengo ficou conhecida como o Encontro das Nações, já que os dois times têm as maiores torcidas do país. Dessa maneira, esse jogo tem relevância muito grande dentro do país e movimenta demais as massas e torcidas.

Além disso, é preciso ressaltar que esse clássico interestadual já decidiu final de campeonato, vagas em competições nacionais e até mesmo internacionais. Assim sendo, isso só deixa o clássico ainda maior, mostrando o tamanho das duas agremiações.

Por fim, é preciso dizer que a torcida dos dois clubes juntas, representam mais de 40% de todos os torcedores do nosso país.

Clássico Palestrino

A rivalidade entre Palmeiras e Cruzeiro ficou conhecido como Clássico Palestrino, isso, pois o nome dos dois clubes no passado era Palestra Itália. Sendo que, só trocaram de nome durante a Segunda Guerra Mundial, já que os nomes tinham referências italianas.

Dessa forma, a proximidade dos clubes aumentou demais nessa época, o que fez as diretorias se tornarem próximas. Além disso, diferentemente de outras rivalidades, essa se solidificou pela amizade e proximidade das diretorias e também de seus jogadores.

Entretanto, esse é um jogo que já decidiu final de campeonato para os dois clubes. Sendo que, já decidiram vagas em mata-mata por mais de 10 oportunidades, estando o confronto bem equilibrado.

Rivalidades que surgiram por momentos polêmicos

Agora, existem rivalidades que surgiram por momentos polêmicos entre os clubes e uma delas é o confronto entre Corinthians e Internacional. Isso, pois os clubes decidiram o Campeonato Brasileiro de 1976 e, além disso, teve muita confusão e hostilidade entre as suas torcidas.

Em outro jogo que decidiu o título do Campeonato Brasileiro, em 2005, a rivalidade só aumentou, isso por causa dos escândalos relacionados com a máfia do apito. Falando em erros de arbitragem e até mesmo escândalos, a rivalidade ente Flamengo e Atlético-MG surgiu dessa maneira, em 1981, quando o rubro-negro passou para final da Libertadores em jogo conturbado.

Entretanto, essa rivalidade vai muito além disso, os times já se enfrentaram em momentos decisivos, como por exemplo, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Por fim, é uma das rivalidades interestaduais que mais tiveram jogos entre os seus clubes.