“Dengue, Influenza e Covid-19” - esse é o tema da palestra a ser ministrada na noite desta quarta-feira, 30, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Antônio Fernandes, pelas enfermeiras do município, Juliana Amador S. Mendes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, e Ana Raquel Pereira S. Faquini, coordenadora de Imunizações.
A palestra integra o projeto Ação em Combate: Todos Contra a Dengue, que visa conscientizar a comunidade quanto à necessidade de prevenção dos perigos do mosquito Aedes aegypti e envolve as secretarias municipais de Educação e de Saúde e todas as unidades de ensino do município.
A iniciativa mobiliza os mais de 7 mil estudantes da Rede Municipal, das creches, da educação infantil das séries iniciais, do ensino fundamental e da EJA, e vai culminar com a entrega de premiações aos estudantes e às creches participantes, no dia 29 de abril. Os pais dos alunos e as vizinhanças das unidades de ensino também participam.
Palestras
Durante o projeto, duas Agentes Comunitárias de Endemias (ACEs), Elzilene e Edilene, percorrem as escolas e creches municipais, assim como os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), onde ministram palestras de conscientização sobre a Dengue, mostrando aos alunos como o mosquito se desenvolve, o que ele causa, as doenças e o período de incubação. “Em todas as palestras das nossas ACEs, as crianças ficam atentas e aprendem muito”, constatou Lucas Rafael, coordenador dos Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, parceiro na realização do Ação em Combate.
Já para a palestra da Juliana enfermeira, desta quarta-feira, apesar de integrar o mesmo Ação em Combate: Todos Contra a Dengue, os ministrantes resolveram ampliar o tema, para alcançar também a conscientização sobre a Influenza e Covid-19, a fim de aproveitar o público da EJA, que é adulto.
“Nessa palestra de hoje, a Juliana e a Ana Raquel vão falar sobre a Dengue, mas nós aproveitamos, em razão do nosso público-alvo, e vamos focar também na gripe Influenza e na Covid. Então, serão três temas que estaremos trabalhando com eles, temas de grande importância para a conscientização dos nossos alunos do que estamos vivendo hoje, a Covid, a gripe Influenza e a Dengue”, elucidou Rosângela de Fátima, coordenadora de Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.
Participam todos os alunos da EJA das quatro escolas municipais onde o programa se desenvolve. Para facilitar o acesso, ônibus escolares os buscarão nas três outras escolas, a Luiz de Oliveira, a Professora Judith Leite e Imorvides Naves, e os conduzirão para o local da palestra, a Escola Municipal Antônio Fernandes. Ao fim da palestra, eles serão levados de volta para as escolas de origem, perto de suas casas.
Estamos com uma nova conta no Instagram! Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos