A Secretaria Municipal de Saúde - SMS - de Goianésia deverá decidir hoje se acompanhará a Nota de Recomendação emitida pela Secretaria de Estado da Saúde - SES - nesta quinta-feira, 10, em que desobriga o uso de máscara de proteção respiratória em ambientes abertos. Um dos critérios para que os municípios goianos sigam a nova recomendação é de que a cobertura vacinal com esquema primário (D2/DU) na população de 5 anos e mais, estiver maior ou igual a 75%.

A tendência é que a SMS siga a Nota, uma vez que a cidade conta com 76%,01 da população, acima dos cincos anos, vacinadas com a segunda dose ou dose única, no entanto, somente uma reunião nesta tarde do Comitê de Enfretamento da Covid-19 é que irá definir.

O texto da publicação continua após a publicidade

Recomendação SES
Recomenda a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos sem aglomerações.
- Esta desobrigação deve ocorrer SOMENTE quando a cobertura vacinal com esquema Primário (D2/DU) na população de 5 anos e mais, estiver maior ou igual a 75%, de acordo com os dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, ou seja, o sistema de informação oficial para registro de doses aplicadas.

- O uso de máscaras, como equipamento de proteção individual (EPI), deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, MESMO em locais abertos e sem aglomeração.

- Avançar com a vacinação completa, mantendo outras medidas de prevenção contra a Covid-19, dentre elas o uso de máscaras em ambientes coletivos fechados, como por exemplo, transporte público, aeroportos, rodoviárias, escolas, dentre outros e em ambientes abertos com aglomeração.

Tais recomendações poderão ser modificadas de acordo com as novas evidências que surgirem e/ou cenário epidemiológico apresentado.



Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos no Instagram