Um pesquisador em Chipre descobriu uma cepa do coronavírus que combina a variante Delta e Ômicron. Leondios Kostrikis, professor de ciências biológicas da Universidade de Chipre, chamou a cepa de “Deltacron”, por causa de suas assinaturas genéticas semelhantes a ômícrons dentro dos genomas delta, disse.

Até agora, Kostrikis e sua equipe encontraram 25 casos do vírus, segundo o relatório. Ainda é muito cedo para dizer se há mais casos da cepa ou quais impactos ela pode ter. “Veremos no futuro se esta cepa é mais patológica ou mais contagiosa ou se prevalecerá” contra as duas cepas dominantes, Delta e Ômicron, disse Kostrikis em entrevista à Sigma TV na sexta-feira.

Os pesquisadores enviaram suas descobertas esta semana para o GISAID, um banco de dados internacional que rastreia vírus. A variante Deltacron ocorre quando a Ômicron continua sua rápida disseminação pelo mundo, causando um aumento nos casos de Covid-19.

O fato é que especialistas em saúde global estão lançando dúvidas sobre os relatos de uma nova possível mutação da Covid-19. No entendimento deles, é mais provável que a “nova cepa” seja o resultado de um erro de processamento laboratorial.

Uma das especialistas a comentar a descoberta é a Dra. Krutika Kuppalli, especialista em Covid da OMS. Ela disse no Twitter que, neste caso, provavelmente houve uma “contaminação de laboratório de fragmentos de Ômicron em um espécime Delta”.

Se é ou não real esta nova cepa, o mundo precisa continuar tomando os cuidados necessários desde o surgimento da pandemia da Covid-19, como, lavar as mãos, usar máscara, usar álcool  gel ou 70%, e evitar aglomerações.



Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos no Instagram