Goianésia vive um surto de gripe. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde que emitiu um comunicado nesta quarta-feira, 29. De acordo com a Secretária Luciana Otoni de Faria, o surto tem sobrecarregado os serviços de saúde da cidade, e pede para a população ter um pouco mais de paciência ao buscar por atendimento.

“Com todo este aquecimento, de procura de atendimento, isto tem gerado uma sobrecarga nas unidades de atendimento. A gente solicita que a população busque atendimento somente quando de fato for necessário, e chegando a buscar o atendimento, que a população tenha um pouco mais de paciência, entender que as equipes estão ali pra te atender, estão ali pra prestar o atendimento ideal para o que foi solicitado, mas que com a sobrecarga do serviço, existe um pouco mais de morosidade para o atendimento. Então a gente conta com a colaboração e compreensão de toda população pra ser mais paciente e respeitoso no momento de espera de atendimento”, salientou.

Para a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Amador, é preciso manter as medidas preventivas, já conhecidas no combate a Covid-19, para evitar também a disseminação da gripe.

“É importante este alerta porque a gente não consegue diferenciar o sintoma da Covid, com o sintoma da Influenza [gripe]. Então a gente precisa entender que o isolamento precisa continuar. Não somente se for Covid. O isolamento da Influenza também precisa acontecer, porque a transmissão é por vias respiratórias, através de gotículas (fala, respiração, tosse, espirro). Então a gente precisa manter as medidas de prevenção da Covid, até mesmo porque a pandemia não finalizou, como o uso de máscara, evitar ambientes com aglomeração, lavagem das mãos, álcool em gel, tudo isto precisa continuar”, enfatizou.

A coordenadora explicou ainda que as pessoas que estiverem apresentando sintomas gripais, seja de Covid ou Influenza, é preciso ter uma boa alimentação, repouso e ingerir bastante líquido. Com relação à mutação da Influenza, H3N2, Luciana Otoni explicou à Central de Notícias Meganésia - CNM - que até a presente data não foi confirmado nenhum caso em Goianésia, mas devido ao surto de gripe que sobrecarregou os serviços de saúde, o recesso de fim de ano das 18 Unidades Básicas de Saúde - UBS - da cidade, que estariam de recesso hoje, 30, e amanhã, 31, foi suspenso, e mais profissionais de saúde foram colocados na Unidade de Pronto Atendimento - UPA.



+ notícias em @portalmeganesia | @dener_rfael