Iniciativa reforça o compromisso da companhia no combate à corrupção

A Anglo American é a nova signatária do Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas - ONU, que tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção. O lançamento da iniciativa aconteceu no dia 3 dezembro, durante o evento online promovido pelo Pacto Global.

O texto da publicação continua após a publicidade

O Movimento integra uma série de iniciativas do Pacto Global que convidam o setor privado brasileiro a assumir compromissos públicos com metas ambiciosas na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Ao assinar o documento, a Anglo American reforça o compromisso de combate à corrupção e se compromete a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade.

A iniciativa estabeleceu cinco metas anticorrupção: 100% de transparência nas interações com a Administração Pública; remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% da transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre o desempenho dos canais de denúncia.

Esses compromissos serão monitorados pelo Observatório 2030, iniciativa do Pacto que acompanha as metas e os compromissos públicos assumidos pelas empresas nos mais diversos temas.

"Muito temos ouvido sobre ESG e sabemos que Governança é um pilar fundamental não somente para a sigla, mas para a sociedade. Não alcançaremos os ODS e toda essa agenda fundamental para a sociedade e o planeta se não fizermos direito. E fazer direito também é fazer sem corrupção”, afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Baseada na transparência, a Rede Brasil do Pacto Global não é um instrumento regulatório. A partir de seus princípios, oferece diretrizes que incentivam as empresas a desenvolverem, de forma voluntária, práticas que fortalecem os mecanismos de transparência e integridade para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país.

Para o diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American no Brasil, Ivan Simões, “a adesão ao Movimento complementa e vai ao encontro de outras ações já realizadas pela Anglo American, mostrando o quanto estamos empenhados em combater a corrupção, tornando público nosso compromisso em fazer negócios de forma responsável e transparente”.

“Essa adesão nada mais é do que a nossa prática diária. Acredito que as empresas podem, e devem, ser protagonistas no combate à corrupção", explica Felipe Melo, diretor de Conduta Ética Empresarial da Anglo American.

Outras iniciativas já implementadas, mesmo antes da adesão formal, reforçam o compromisso da companhia com os objetivos propostos pelo Movimento, como Código de Conduta, canal de denúncias, política de integridade empresarial, procedimentos de prevenção à corrupção, entre outros.

Além da Anglo American, SPIC Brasil, CBA, Eletrobras, Grupo Fleury, MRV e Petrobras já se comprometem com a iniciativa.

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.



+ notícias em @portalmeganesia || @dener_rfael