Em comemoração ao 63º aniversário de Barro Alto, será realizada, entre os dias 8 e 12 de novembro, a exposição “Processo de Ocupação e os Sítios Arqueológicos na Região de Barro Alto”. Promovida pela mineradora Anglo American, a mostra, que vai ficar aberta a todos os públicos no Salão de Festa Regiane Fernandes (localizado na Rua Dom Bosco), tem como objetivo possibilitar à comunidade uma compreensão sobre processo histórico na qual o município está inserido, bem como a ocupação do espaço, as práticas do passado e as suas influências com o presente.

A exposição irá trazer uma contextualização da ocupação humana, desde o período pré-colonial, com artefatos encontrados em estudos arqueológicos na região. “Para nós, da Anglo American, fazer parte das comunidades onde atuamos é mais do que estarmos inseridos territorialmente. Esta ação, que está sendo desenvolvida por meio do nosso Programa de Educação Patrimonial, reforça o compromisso que a gente tem em vivenciar, orgulhosamente, as histórias e os costumes das regiões que nos acolhem, atuando como agentes de transformação na preservação, ressignificação e popularização do patrimônio natural, histórico e cultural”, ressalta Lorena Lopes, engenheira de Meio Ambiente da Anglo American.

O texto da publicação continua após a publicidade

A mostra vai ficar aberta nos seguintes horários:
· Dia 08/11 – de 10h00 às 12h00; e de 13h30 às 17h00
· Dia 09/11 – de 08h00 às 12h00; e de 13h30 às 17h00
· Dia 10/11 – de 13h30 às 20h00
· Dia 11/11 – de 08h00 às 12h00; e de 13h30 às 17h00
· Dia 12/11 – de 08h00 às 12h00; e de 13h30 às 17h00

Exposição dos estudantes
Dentro do espaço, estudantes também irão expor fotos antigas da cidade e contar histórias das escolas da região, com foco nos personagens que nomeiam cada instituição. Irão participar:
. Escola Municipal Dona Maria Divina da Silva
· Colégio Estadual Guaraciaba Augusta da Silva
· Escola Municipal Rodrigo Aparecido de Jesus
· Escola Municipal Olavo Bilac
· Escola Municipal João Policarpo da Costa
· Escola Municipal Dona Quininha
· Escola Municipal Professora Maria Siqueira Pinto

Anglo American em Barro Alto
A Anglo American se orgulha de fazer parte da história de Barro Alto. Este ano, a empresa vai comemorar 10 anos de operação no município, onde produz ferro-níquel desde 6 de dezembro de 2011. Durante a sua implantação, a Anglo American investiu um total de U$ 1,9 bilhão no projeto. A planta industrial de Barro Alto, que atualmente conta com cerca de 900 profissionais diretos e mais de 2.300 empregados indiretos, contribui positivamente para os resultados da mineradora. Hoje, a Unidade de Negócio Níquel, que também inclui uma planta em Niquelândia, tem capacidade de produção na ordem de 44 mil toneladas de ferro-níquel por ano.

Desde o início do projeto em Barro Alto, em 2006, os principais investimentos da Anglo American foram na infraestrutura básica do município, como apoio a escolas e unidades de saúde, programas de treinamento para professores e cursos profissionalizantes, e também parcerias com ONGs. Entre os projetos fomentados estão a melhoria da produção de produtos regionais, como leite e mel, as ações de conscientização sobre o patrimônio cultural da região, as iniciativas educacionais sobre biodiversidade, a inclusão de jovens, adultos e idosos pela música e pelo esporte, além da promoção da saúde sexual e reprodutiva. Com o início da pandemia, em março de 2020, a empresa também realizou diversas doações de itens hospitalares e cestas básicas ao município, como medida de apoio no enfrentamento à COVID-19 e seus efeitos.

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.



Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos no Instagram