Capitalist - A Ambev - dona das marcas Antarctica, Bohemia, Brahma, Stella Artois e Skol - anunciou que aumentará o preço da cerveja a partir desta sexta-feira, 01. Os reajustes serão de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo aquelas vendidas em embalagens descartáveis.
Conforme apurou a Folha de São Paulo, os motivos para o aumento estão relacionados com a inflação dos custos, no aumento da carga tributária e do câmbio. Atualmente, a cervejaria representa 60% de participação de mercado no país. Ou seja, os consumidores da bebida sentirão no bolso as novas cobranças.
De acordo com a companhia, os reajustes podem variar entre as regiões, marcas, embalagens e segmentos. “Reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”, declarou a Ambev em comunicado.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel - também confirma o aumento nos preços e declara que as mudanças estão alinhadas com a inflação acumulada dos últimos 12 meses, que chega a 10%.
Hoje em dia, o mercado de cerveja apresenta uma estagnação. De acordo com a consultoria Euromonitor, em 2021, a venda de cervejas no Brasil deve atingir o patamar de R$ 197,97 bilhões. Em comparação ao ano passado, a alta nominal será de 7,3%, sem levar em conta a inflação.