A emoção faz parte de cada individuo já nascemos com ela, uns expressam de mais outros menos. Etimologicamente a palavra emoção se origina de duas outras palavras do latim – “ex movere” que significa em movimento, e faz todo sentindo já que nosso corpo se movimenta quando sentimos algo. Como sabemos que estamos com medo? O corpo manifesta esses movimentos o coração acelera a respiração fica ofegante, ansiedade, apreensão entre outros.
As emoções trazem informações para o corpo onde o mesmo terá respostas diante de diversas situações. Da mesma forma que as emoções nos protegem, por exemplo, de perigos ela também pode nos prejudicar impedindo de ter um convívio saudável interpessoal. Há pessoas que tem mais dificuldade de expressar suas emoções de forma verbal, mas é importante lembrar que o corpo “fala,” (comunicação não verbal), expressando aquilo que sentimos, quer saber o que uma pessoa está sentindo? Observa! Veja a expressão do seu rosto, olhar, corpo, essa comunicação é bem mais informativa do que aquilo que verbalizamos.
A pandemia veio com tudo, ninguém estava preparado e nem imaginava o que iria sofrer/sentir. Exacerbou diversas emoções que se tornaram prejudiciais ao corpo e a mente (doenças psicossomáticas – doenças físicas cuja causa é de natureza psicológica). Buscar entender o que sente auxiliará na prevenção e tratamento de distúrbios emocionais, que muitas vezes são incompreensíveis para quem sente.
Não negligencie as emoções, é fundamental que saiba lidar para que assim tenha equilíbrio emocional, saúde psicológica, vida social e profissional com estabilidade. Tem percebido que suas emoções tem causado prejuízo para suas relações? Busque ajuda psicológica para entender como minimizar os impactos dessas emoções na vida pessoal. Não se oponha esse profissional é capacitado para atendê-lo da melhor forma possível com humanidade e respeito as suas dores, emoções e sentimentos.
“As emoções são intermináveis. Quanto mais às exprimimos, mais maneiras temos de as exprimir.”
REFERÊNCIA: Kate Oatley e Jenniffer M. Jenkis, Compreender as Emoções, Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia Divisão Editorial: Intituto Piaget.
Por Leandro Silva
Pedagogo, Neuropsicopedagogo
Telefone profissional: (62) 9 8437-3546 - Leandro, para críticas e sugestões.