A dieta líquida, como a própria palavra indica, é um plano alimentar baseado em alimentos puramente líquidos. É uma dieta desintoxicante e purificadora, assim como usar o Detox Caps também funciona, sendo utilizada para emagrecer e para fins terapêuticos.

Todos os alimentos sólidos são eliminados preferindo os shakes e sopas, além de uma grande variedade de chás de ervas e outras infusões, que farão parte da dieta desde que não sejam adoçados.

Quer compreender de maneira mais completa o que é e como funciona uma dieta líquida? Então nos acompanhe nessa leitura!

O que é a Dieta Líquida?
A dieta líquida - ou semilíquida - é um tipo de dieta baseada puramente na ingestão de alimentos liquefeitos, em suma, bebidas reais. É uma dieta desintoxicante e drenante que, além de ter bons resultados na perda de peso, também é utilizada para fins terapêuticos.

Os médicos que recomendam esta dieta líquida para necessidades clínicas médicas, esclarecem que não é uma dieta que pode ser seguida por muito tempo: os nutricionistas sugerem no máximo uma semana.

Deve ser dito que não é adequada para quem está acima do peso. Geralmente é uma dieta que é seguida após as férias para fins de purificação, quando talvez você tenha exagerado com a comida.

É claro que, conforme especificamos, a dieta líquida ou semilíquida não é recomendada apenas para perder peso, mas também para restaurar o equilíbrio metabólico no hospital, por exemplo. Vamos conhecer os detalhes da dieta líquida e descobrir suas principais funções.

Como funciona a Dieta Líquida?
Mas afinal, como funciona a dieta líquida? A principal motivação que leva uma pessoa a seguir a dieta líquida é o desejo de perder peso e purificar-se do excesso de toxinas.

Especialistas e médicos recomendam também restaurar parâmetros metabólicos que são alterados como resultado de uma patologia particular (colesterol alto, diabetes, açúcar no sangue alterado, triglicerídemia, alterações na pressão arterial, etc.).

Então, como isso funciona? A própria dieta elimina a ingestão de alimentos sólidos, dando preferência a alimentos como: sucos de frutas, shakes, sopas, e etc. que deve substituir quase completamente todas as 3-5 refeições do dia.

Esses alimentos podem ser consumidos à vontade, sem a preocupação de contar calorias. Dessa forma, as gorduras e os carboidratos são reduzidos, de modo que o corpo retira os depósitos de gordura como fonte de energia.

As dietas líquidas costumam ser extremamente rígidas e exageradas, razão pela qual os médicos recomendam segui-las por até 7 dias e nada além disso. Apenas alguns tipos de dieta líquida, como a semilíquida, embora muito rígida, são mais “permissivas” o suficiente para poderem ser seguidas de forma independente. Existem 4 tipos principais de dietas líquidas:

1 - Totalmente líquida: nestes casos, todos os alimentos devem ser reduzidos à forma líquida;

2 - Parcialmente líquidas: estas, por outro lado, permitem algumas refeições (basicamente uma ou duas) de natureza sólida ou macia;

3 - Dieta líquida fria: este tipo de dieta líquida é indicada para quem já foi operado, principalmente nas amígdalas ou nos dentes, com o objetivo de aliviar a dor e auxiliar na cicatrização de feridas. Alimentos líquidos frios como sorvete, iogurte e shakes são os preferidos;

4 - Dieta fruitária/vegetariana: é uma variante mais rígida, quase extrema, pois envolve a ingestão, ao longo do dia, de alimentos líquidos de origem vegetal (sucos, purês, centrifugados etc.). É seguido, por um máximo de 7 dias, por quem pretende desintoxicar o corpo, assim como o Detox Caps. Clique aqui e descubra onde comprar o Detox Caps. Claramente, sendo uma dieta de baixa caloria, requer a ingestão de suplementos específicos para compensar as deficiências nutricionais.

As regras das Dietas Líquidas
A dieta líquida ou semilíquida, além de frutas e vegetais na versão líquida, permite a ingestão de café, para ser adoçado com mel ou condimentos como azeite de oliva extravirgem, limão e vinagre. Sorvete e açúcar também são permitidos. O sal é proibido, pois promove a retenção de água.

Benefícios da Dieta Líquida
E quais são os benefícios da mesma? Conforme já mencionamos, a dieta líquida ou semilíquida é adequada, não só para quem deseja emagrecer muito rapidamente, mas também para quem sofre de determinadas doenças, ou que se submeteu a cirurgias. É realmente benéfica para os casos de:

* Doenças intestinais: estamos nos referindo em particular a todos aqueles que sofrem de prisão de ventre. Isso porque ajuda a tornar as fezes mais finas;

* Pancreatite: deve-se observar que a pancreatite também é causada pelo excesso de alimentos e bebidas. Este regime envolve a ingestão de alimentos aproximadamente a cada 4 horas nas primeiras 24 horas após o início dos primeiros sintomas;

* Crianças: esta é a dieta que os bebês seguem durante todo o período de desmame. É aquela fase de transição entre a fase com apenas a ingestão de leite e o que será então a alimentação real do bebê. Na verdade, inclui comida para bebês, polpa de frutas e purê de legumes;

* Emagrecer rapidamente: por se tratar de uma dieta hipocalórica, nem é preciso dizer que o emagrecimento é garantido, mesmo que não seja recomendável ser seguida por longos períodos, pois causaria deficiências nutricionais importantes. Com esta dieta você pode perder cerca de 3 kg em um único final de semana;

* Neutralizar a celulite: a ingestão de grandes quantidades de líquido ajuda a melhorar a circulação sanguínea e evita a retenção de água, neutralizando suas celulites no estágio em que se encontram;

* Purificar o corpo e a pele: é uma dieta rica em vegetais e frutas, consequentemente também muito rica em vitaminas e antioxidantes. Este último neutraliza o envelhecimento da pele, dá elasticidade e previne as doenças da mesma.

Fazer exercícios físicos pode ajudar
Ao praticar exercícios físicos regulares você pode obter resultados tão bons quanto aqueles que obterá realizando uma dieta totalmente líquida. Portanto, recomendamos que escolha por uma parcialmente líquida, casando com uma atividade física leve, como uma caminhada no parque diária com seu cão.

Certificando-se de treinar o seu cachorro, assim você garante a segurança do seu cão e também das outras pessoas no espaço público em questão. Gostou da nossa ideia? Até a próxima!