A Prefeitura de Goianésia realizou na manhã desta segunda-feira, 19, no Plenário Aleixo Luiz Vinhal da Câmara Municipal, a apresentação da engenharia de estudo do trânsito e mobilidade urbana. O objetivo dos estudos é melhorar o trânsito da cidade, modernizando todas as regiões de acordo com o crescimento da população. O estudo, começou no início do ano e deve diminuir os números de acidentes, sobretudo, nos pontos específicos que apresentam mais riscos aos motoristas.

O especialista em trânsito, João Bahia, engenheiro civil, explicou o projeto de sinalização para os presentes, realizando um breve histórico da cidade, desde o seu planejamento que era para 50 mil habitantes. A cidade possui mais de 47 mil veículos emplacados, número que implica em estudos para melhorar o trânsito.

O texto da publicação continua após a publicidade

O responsável técnico do estudo explicou ainda a implantação de semáforos em alguns pontos da cidade, como a intervenção que será feita na região da Avenida Goiás “A” e “B”, onde existe o tráfego de veículos de grande porte. Placas indicativas e reforço de sinalização também serão implantados nos cruzamentos para orientar os motoristas que não são da cidade.

A região da Avenida Pará, próximo à Avenida Contorno (nas imediações do feirão do Nova Aurora) também ganhará a implantação de semáforo, dado o grande fluxo de veículos o local. O objetivo é reforçar a segurança, como o fechamento de trechos que geram conflito adicional, onde há o cruzamento de muitas ruas numa só avenida, o que influencia negativamente para o riscos de acidentes. Nestes locais haverá a implantação de retornos antes dos pontos críticos o que garantirá mais segurança aos motoristas.

Faixas elevadas e lombadas eletrônicas também serão implantadas na cidade. Os locais que receberão as intervenções ainda passam por estudos, visando identificar os pontos que requerem mais necessidade. O objetivo é reduzir o excesso de velocidade dos veículos, tornando o local menos perigoso, evitando acidentes e facilitando, inclusive a vida dos transeuntes.

O prefeito Leonardo Menezes falou sobre os investimentos que estão sendo feitos para melhorar o trânsito. As ações compreendem desde intervenções em sinalização, horizontal e vertical e, ainda, de caráter educativo, que será uma novidade já para o ano que vem: “A partir do ano que vem iremos implantar para os alunos do 5° ano matérias relacionadas ao trânsito, visando educar nossos futuros motoristas, que já fazem parte do trânsito, seja a pé ou de bicicleta”, explicou.

O Superintendente Municipal de Trânsito, Jonathas Lopes, explicou que a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Goinfra - realizará a sinalização horizontal da cidade nos próximos dias e também falou sobre o estudo que atenderá as mudanças no trânsito da cidade: “Seguindo orientações e modelos de outros lugares, talvez nós poderíamos pecar e causar um problema maior, e justamente para prevenir isso, nós desenvolvemos um estudo específico para a nossa cidade”, disse.