Morreu nesta sexta-feira, 09, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth. Aos 99 anos, ele havia sido internado recentemente no hospital King Edward VII, em Londres, após se sentir mal.
O óbito foi confirmado pela Família Real. Ainda não há informações exatas sobre a causa da morte. Por desejo do próprio príncipe, cerimônias fúnebres devem ser discretas e sem grandes pompas como ele teria direito.
Príncipe Philip nasceu em 10 de junho de 1921 na ilha de Corfu, na Grécia. Ele era tataraneto da rainha Victoria, assim como Elizabeth, e filho da princesa Alice Battenberg e do príncipe Andrew da Grécia.
A família foi exilada do país e Philip passou a juventude na França, Alemanha e Reino Unido. Em 1939, entrou para a Marinha Real Britânica.
Philip e Elizabeth se casaram em 20 de novembro de 1947. Primos de terceiro grau, o contato entre eles começou em 1939, quando Elizabeth tinha 13 anos. Os dois trocavam cartas para se corresponderem. O casal teve quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, oito netos e nove bisnetos.
Cinco anos após o casamento, com a morte do pai da rainha, o Rei George VI, Elizabeth II assumiu o trono britânico e Philip tornou-se o Duque de Edimburgo.
Em 2017, Philip se aposentou da vida pública, e no dia 9 de janeiro, a Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus.