Nesta terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Goianésia apreciou e aprovou o Projeto de Lei - PL - que “Dispõe sobre autorização para abertura de crédito especial suplementar na Lei Orçamentária Vigente, e dá outras providências”, projeto este que autoriza o prefeito Leonardo Menezes a investir R$ 2 milhões para adquirir vacinas contra a Covid-19.

Na justificativa do PL, o prefeito Leonardo explicou que “o objetivo do Projeto visa, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do São Patrício - CIDERSP, promover à aquisição de vacinas, insumos e a contratação de serviços para o Programa Municipal de Imunização e tratamento contra a COVID-19 (coronavírus), conforme Resolução n° 001/2021, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio, ocorrida no dia 25.02.2021 no município de Rialma, bem como para aceitação de novos municípios visando assim uma parceria mútua para salvar vidas”.

Após ampla discussão, o Projeto foi aprovado em primeiro turno. Com o fim da Sessão Ordinária, os vereadores realizaram duas Sessões Extraordinárias, não remuneradas, para aprovação imediata do Projeto.

Com a aprovação, Goianésia passa a integrar o Programa de Imunização do Coronavírus, participando assim do rateio do CIDERSP, onde os municípios que fazem parte deste consórcio já assinaram um protocolo de intenções de compra, inicialmente, de 150 mil doses da vacina russa Sputnik V.

Para o Presidente da Câmara, Fábio da Enigma (MDB), “É um passo importante que o Poder Legislativo está dando. Nós, vereadores, estamos unidos pela vida, apesar das nossas divergências políticas partidárias”.

Participam do consórcio as cidades de Ceres, Guarinos, Goianésia, Ipiranga de Goiás, Itaberaí́, Itapaci, Jaraguá́, Nova América, Nova Glória, Pilar de Goiás, Professor Jamil, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, Santa Rosa, São Patrício, São Francisco e Vila Propício. O aporte financeiro agora só depende de liberação das câmaras municipais e a expectativa é de que nos próximos dias isso ocorra, para passar para a fase de análise do contrato com a farmacêutica responsável pelo imunizante.

Vale ressaltar que em Sessão realizada no dia dois de março, o vereador Carlos Gomes, apresentou requerimento solicitando estratégias para compras, por intermédio do Município, de vacinas para imunização e combate da Covid-19, uma vez que diante do quadro epidêmico atual, o Supremo Tribunal Federal - STF - autorizou Estados e Municípios a comprarem vacinas.