Nesta quinta-feira, 17, aconteceu a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de Goianésia. Leonardo Menezes, o Leozão, e seu Vice João Pedro, o Almeidinha, além dos 15 vereadores eleitos, foram diplomados.

“É com muita alegria que recebemos a diplomação de prefeito e vice-prefeito de Goianésia. Agradecemos mais uma vez a confiança depositada por cada goianesiense, com a certeza de que iremos trabalhar muito para dar continuidade ao crescimento da nossa cidade”, comemoraram Leozão e Almeidinha.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a expedição dos diplomas ocorre nas 48 horas após o julgamento das contas do candidato eleito, conforme previsto no artigo 202, parágrafo 1º, do Código Eleitoral. Não é diplomado o eleito do sexo masculino que não provar quitação com o serviço militar obrigatório, nem o candidato vitorioso cujo registro de candidatura tenha sido indeferido, mesmo que ainda esteja sub judice (sob apreciação judicial).

Além disso, enquanto o TSE não decidir sobre eventual Recurso Contra Expedição de Diploma - RCED, o diplomado poderá exercer o mandato. O RCED, previsto no artigo 262 do Código Eleitoral, deve ser interposto no prazo de três dias contados da diplomação.

Importante ressaltar que a candidatura de Almeidinha, que substituiu Aparecido Costa durante o pleito, foi deferida, mas com recurso, e não há data para que o recurso seja julgado.

Posse
A posse dos eleitos acontecerá no próximo dia 1º, às 14h00, em cerimônia que será realizada no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, da Câmara Municipal de Goianésia. Em seguida, às 16h00, acontece a cerimônia de transmissão de cargo do prefeito empossado. O ato será realizado no Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues.