O Popular - De acordo com um dos dez eixos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a elaboração da campanha de vacinação dos brasileiros contra a Covid-19, ao menos 872.699 mil goianos figuram entre os grupos que podem ter prioridade para a aplicação de doses de proteção contra o coronavírus. Esta primazia faz parte do Eixo 1 (Situação epidemiológica).
Este total refere-se apenas às pessoas idosas, ou seja, com 60 anos ou mais, o que corresponde a 12,27% dos habitantes de Goiás. Assim como esta parcela da população, será analisada tecnicamente pela pasta, a condição de quem tem comorbidades (Diabetes, HAS, Doenças cardíacas/cerebrovasculares, DPOC, Renal, Obesidade, Câncer, Transplantado e Anemia Falciforme). Profissionais de saúde, que no Estado somam mais de 13,3 mil, também terão a situação de exposição avaliada.
A definição de um plano de vacinação contra a Covid-19 também passa pelos eixos prioritários de: 2 - Atualização das vacinas em estudo, 3 - Monitoramento e orçamento, 4 - Operacionalização da campanha, 5 - Farmacovigilância, 6 - Estudos de monitoramento e pós marketing, 7 - Sistema de informação, 8 - Monitoramento, Supervisão e avaliação, 9 - Comunicação e 10 - Encerramento da campanha.
Eles tratam basicamente de questões como desenvolvimento dos imunizantes, análise de custos, estratégia de distribuição, monitoramento de eventos adversos, controle e rastreamento, divulgação e análise de resultados. Um dos pontos centrais é a disponibilidade de um imunizante seguro e eficaz, levando-se em conta a capacidade de proteção do mesmo entre os grupos da população.