Com as altas temperaturas registradas em Goiás, a população está consumindo mais energia devido ao uso contínuo de aparelhos elétricos (ar-condicionado, ventilador, freezer, etc.), gerando sobrecarga na rede elétrica.

Para se ter ideia, houve um aumento de cerca de 8% na demanda de energia em setembro, na comparação com julho deste ano. Com isso, pode haver instabilidade nos níveis de tensão. A rede, submetida a altas temperaturas e operando com demanda máxima, também fica mais suscetível a defeitos e falhas.

Para prevenir contra problemas no fornecimento e garantir resposta rápida às ocorrências, a Enel Distribuição Goiás está promovendo inspeções de rede em locais mais críticos e realizando, em média, 550 comandos remotos por dia de transferência de carga de regiões com menor demanda para regiões com maior demanda, buscando maior estabilidade na rede. Cada vez que essa transferência é feita há um pico de segundos no fornecimento, o que não significa que há um problema, mas que está sendo feita uma operação para atender à demanda do momento.

A distribuidora orienta que a população fique atenta ao consumo de energia, buscando economizar sempre que possível.

As quedas de energia ainda podem gerar outras dores de cabeça, como estragar eletrodomésticos. Em casos como este, o consumidor pode pedir ressarcimento à Enel por meio do site, por telefone ou WhatsApp. A indenização é paga caso ficar comprovado que a responsabilidade do dano é da empresa e o pedido deve ser formalizado pelo proprietário da unidade consumidora.