A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá mais um passo de extrema importância para o enfrentamento da Covid-19, integrando planejamento estratégico, ciência e tecnologia. Em uma união de esforços com o Governo do Estado de Goiás, o município aderiu ao programa que está ampliando a capacidade de monitoramento e de testagem em massa da população por meio do exame RT-PCR, popularizado como exame do cotonete.
A iniciativa, que utiliza o aplicativo "Dados do Bem" para identificar e rastrear pessoas infectadas pelo Coronavírus e, desta forma, adotar ações estratégias mais direcionadas durante a pandemia, começou nesta quarta-feira 30, com horário de funcionamento de 08h00 às 20h00 de segunda-feira a quinta-feira.
O programa é efetivado por meio de parceria do Governo de Goiás com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), que doou os kits e vai realizar a análise dos testes, e o Instituto D’or de Pesquisa e Ensino, que cedeu o aplicativo desenvolvido pela empresa Zoox Smart Data. O ponto de partida é baixar o aplicativo “Dados do Bem”, já disponível gratuitamente nas lojas virtuais para Android e iOS.
No aplicativo, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados a COVID-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo Coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.
A indicação para fazer o exame RT-PCR é feita através de um algoritmo que avalia diversas constantes de monitoramento, a pessoa que recebe a indicação deverá se direcionar a Clínica de Coleta em sistema de Drive Thru instalada no estacionamento da UPA de Goianésia. Em seguida, a pessoa receberá no celular um voucher com um QR Code, que será escaneado na unidade de saúde indicada.
O agendamento do teste se dará exclusivamente pela ferramenta, a ferramenta indica data e horário preferenciais para o paciente comparecer ao local, mas essa data e horário são flexíveis, sendo o voucher válido por 7 dias. É importante ressaltar que qualquer tipo de comunicação é feita pelo próprio aplicativo. O “Dados do Bem” não envia mensagens por WhatsApp.
Se o usuário não tiver indicação de realizar o exame ele poderá refazer sua avaliação novamente após 7 dias. Cada celular pode ser usado por apenas um único usuário, o QR Code não pode ser print, o aplicativo não deve ser desinstalado e reinstalado enquanto perdurar a estratégia de testagem, podendo o usuário ter ser acesso bloqueado e inativado e ficar impossibilitado de utilizar o mesmo.
Caso o resultado dê positivo, o infectado indicará até cinco pessoas com quem ele tem mais contato. Cada um desses indicados receberá uma mensagem no celular (SMS), com o voucher, e será convidado a também fazer o teste. Dessa forma, o aplicativo consegue mapear a população afetada pelo novo Coronavírus.
Todos que preenchem o questionário de autoavaliação estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes. O “Dados do Bem” tem como objetivo utilizar a inteligência de dados para realizar o mapeamento epidemiológico e montar mapas de risco e locais com maiores índices de contaminação. A ferramenta não visa ao diagnóstico individual, mas ao entendimento coletivo da propagação da Covid-19.