Cerca de meio milhão de tubarões podem ser abatidos em meio aos esforços para produzir uma vacina contra a covid-19, de acordo com especialistas em vida selvagem. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os tubarões são caçados para a fabricação do esqualeno, um óleo natural feito no fígado dos animais. O ingrediente é usado como um adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, criando uma resposta imunológica mais forte. Ele está presente em algumas das candidatas à vacina contra a covid-19, segundo o jornal.

Se uma dessas vacinas for usada em todo o mundo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que cerca de 250 mil tubarões precisarão ser abatidos para fornecer uma dose para cada pessoa. Como muitas vacinas que estão sendo desenvolvidas contra a covid-19 exigem duas doses, isso significa que cerca de 500 mil tubarões precisariam ser abatidos para a produção desses imunizantes, de acordo com cálculos do grupo conservacionista sediado na Califórnia.

"Não estamos tentando desacelerar ou dificultar a produção de uma vacina. Nós simplesmente pedimos que o teste de esqualeno não derivado de animal seja conduzido junto com o esqualeno de tubarão para que ele possa ser substituído o mais rápido possível", afirmou em postagem feita em uma rede social.

O grupo criou uma petição online chamada "Pare de Usar Tubarões na Vacina Covid-19 - Use Opções Sustentáveis ​​Existentes" na qual destaca que o esqualeno feito de óleo de fígado de tubarão é mais comumente usado porque é "barato de obter" e "fácil de encontrar".