Passado o período das convenções municipais, os partidos têm agora pouco mais de uma semana para registrarem os candidatos, a prefeito, vice, e vereador, junto à Justiça Eleitoral, que junto com o Ministério Público Eleitoral irá fiscalizar a campanha que tem início programado para o dia 27 de setembro, até lá, todos continuam sendo pré-candidatos.

Os partidos políticos e coligações eleitorais têm até às 19h00 de sábado, 26, para apresentarem à Justiça Eleitoral, o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 08h00. No dia seguinte, no domingo, a “eleição 2020” começa pra valer.

Dezenas, talvez centenas de candidatos, estarão nas ruas, e na internet, apresentando-se aos eleitores. Não foram informados ainda os critérios que poderão ser usados durante o período eleitoral, muito provável, devido a pandemia do novo coronavírus, os trabalhos deverão se concentrar na internet, haja vista que panfletos, os famosos santinhos, bandeiras, dentre outros, podem contribuir com a propagação do vírus. A Justiça Eleitoral deverá se pronunciar nos próximos dias.

De qualquer maneira, a sorte está praticamente lançada. A expectativa é que aproximadamente 200 candidatos disputarão as 15 vagas do Legislativo de Goianésia. Já para prefeito, quatro candidatos estão de olho na cadeira do Paço Municipal. Tanto os candidatos, quanto os eleitores, precisam estar preparados, pois, diferentemente dos outros anos, a votação acontece só em 15 de novembro, e ao invés de 90 dias, serão 45 dias de campanha.