A economia brasileira encolheu 9,7% no segundo trimestre deste ano em comparação ao período anterior, deixando o país em recessão técnica, de acordo com os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta terça-feira, 01, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Recessão técnica é o termo usado para quando o PIB - Produto Interno Bruto - registra resultado negativo em dois trimestres consecutivos, o que não acontecia desde o final de 2016 no Brasil. O PIB foi influenciado pela pandemia de coronavírus, que levou governos a adotarem medidas de isolamento social para evitarem a transmissão do vírus.
Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre totalizou R$ 1,653 trilhão. Este também é o pior resultado para a economia brasileira desde o início da série histórica, em 1996. O consumo das famílias foi a maior queda no trimestre (-12,5%), grupo que representa 65% do PIB brasileiro. O resultado não foi pior devido aos programas de apoio financeiro do governo federal, como o auxílio emergencial.