R7 - Uma causa que muitos julgam impossível de ocorrer, se tornou uma meta para os holandeses e eles acabaram de bater esse recorde: o país é o único a não ter cães de rua abandonados.
Para que fossem tirados todos os cães de rua da Holanda, sem necessidade de abate, uma equipe especial foi montada para essa missão. Nela estavam legisladores, funcionários da saúde pública e advogados de causa animal. Todos trabalharam juntos na criação de um plano de 3 etapas: castração, legislação e campanha.
Para que fosse contido o aumento de cães de rua, primeiro foi necessário castrar os que já estavam abandonados pelas cidades do país. Para isso, o governo implementou um programa bastante rigoroso de castração, conseguindo esterilizar mais de 75% dos cães em poucos meses. Então, o primeiro problema - o aumento da população canina - estava controlado.
Todos os cães castrados também receberam as vacinas para raiva e outras doenças que podiam contaminar filhotes e outros animais de rua. Para que todos os animais abandonados fossem direcionados para um espaço, foi necessário mexer em algumas leis nacionais. Os envolvidos conseguiram implementar uma norma de bem-estar animal. Nela consta que todos os animais precisam ter uma vida de qualidade, inclusive os de rua. Se alguém for pego abandonado animais, maltratando ou negando auxílio, pode ser multado em até US $ 16.000 (cerca de R$ 85 mil) e passar até três anos preso.
A nova legislação também aumentou os impostos sobre animais comprados em lojas. O objetivo é incentivar as pessoas a adotar, em vez de comprar um cachorro. O último passo foi encontrar lar para todos os cães registrados, que anteriormente estavam abandonados. Para isso, diversas campanhas foram criadas e, acreditem, cada cãozinho ganhou um lar.