Moradores de Goianésia e região ficaram assustados e surpresos ao verem pontos luminosos no céu no início da noite deste sábado, 11. Nas redes sociais, as pessoas comentaram terem visto as "luzes estranhas" em sequência se movimentando pelo céu por volta das 19h00.

Os relatos foram feitos por moradores de várias regiões da cidade, inclusive de outros municípios. Nas redes sociais, pessoas de outros locais do país também comentaram terem visto as luzes.

O texto da publicação continua após a publicidade

Houve quem achou que eram drones, comboio aéreo e até Objetos Voadores Não Identificados - OVNIS. No entanto, as luzes eram muito semelhantes aos pontos luminosos que foram avistados por moradores da região sul do país em fevereiro deste ano.

Na ocasião, o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explicou o fenômeno em entrevista ao Diário Catarinense. Segundo ele, as luzes se tratavam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX.

“Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço”, explicou Silvino.

12 mil satélites serão lançados pelo projeto
O projeto teve início no ano passado e consiste em uma constelação de satélites artificiais que devem ficar em órbita terrestre baixa e permitir uma rede universal de internet banda larga.  A empresa pretende lançar 12 mil satélites.

Outras empresas também têm investido em projetos parecidos para viabilizar internet via satélite para todo o mundo. Entre elas, estão a OneWeb, que prevê o lançamento de 2 mil satélites, e a Blue Origin, que pretende lançar 3,2 mil satélites.

Silvino explica ainda que cada vez mais essas luzes serão visíveis, como milhares desses satélites estão sendo lançados, o tamanho desses cordões de pontos luminosos, que podem ser vistos a olho nu, vai aumentar. Em noites como neste sábado, 11, sem nuvens, com tempo seco, a tendência é de que o fenômeno chame ainda mais a atenção, principalmente dos leigos em astronomia.

“Será visível sempre no amanhecer, entre 4h30min e 6h30min, ou no anoitecer. Hoje esteve bem visível, muito bonito. A tendência é de que a gente veja cada vez mais essas luzes, já que à medida que eles vão lançando essa constelação de satélites, a linha luminosa vai aumentando”, explicou o diretor do Observatório Astronômico de Brusque.

“Os pontos luminosos que vemos nada mais são do que os satélites refletindo a luz solar. Como eles têm os painéis abertos, a luz antes do sol nascer ou quando o sol se põe bate, e reflete pra gente”, completa o astrônomo de Brusque.