Estamos acostumados a ver diversas celebrações do Ano Novo em diversas datas e de diversas sociedades do mundo, como o Ano novo Judaico, o Chinês e alguns outros. Aqui no Brasil, costumam dizer que o Ano Novo só começa após o carnaval, por isso algumas pessoas deixam para colocarem em prática o que planejaram na transferência de um ano para o outro somente no mês de fevereiro, e em alguns casos somente em Março, deixando o mês de Janeiro e um pouco mais, totalmente ocioso e sem produtividade.
Vivemos as expectativas de diversas ações dos governos federal, estadual e municipal, como por exemplo, a reforma tributária, administrativa e fechar alguns detalhes da previdência. A reforma tributária figura em uma das mais importantes e esperadas reformas que o atual governo promete desenrolar nesse ano, aguardando como resultado um estímulo muito grande nos investimentos, redução da administração tributária que em vários casos custam de 7% a 8% a administração de uma empresa, prejudicando quase que sempre o brasileiro de menor poder aquisitivo, que consome menos ou não consome, estragando toda uma cadeia de ganhos e gastos de nossa tão desigual sociedade.
No que diz respeito a EMPREGOS, esperamos atingir um grande resultado ao final do ano, especialistas como Sérgio Rial (CEO DO Santander Brasil), estima um crescimento de 2%, sendo uma das poucas economias do mundo com dados tão otimistas, devemos considerar também que o aumento nos microempreendedores ajudará na mudança dessa realidade, claro que isso é cócegas, comparando com o arrombo que governos passados deixaram nesse âmbito.
E em GOIANÉSIA? O que teremos de grandes emoções?
Teremos a tão e sempre emocionante ELEIÇÕES MUNICIPAIS, para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Para prefeito, ao que tudo indica, teremos mais que os dois tradicionais candidatos. Aparentemente, pelos movimentos dos possíveis pré-candidatos teremos QUATRO candidatos, que deixará mais interessante de acompanhar do que nos outros anos, e no parlamento Goianesiense, ou seja, na câmara dos vereadores, vivemos a expectativa de renovação em 50% ou mais na composição da mesma.
Inspirados nas eleições de 2018, o perfil do eleitorado vem mudando e ficando mais exigente, não tanto, mas devagar está acontecendo. Aquele perfil de candidato tradicional daqui de nossa região, geralmente aquele que é conhecido por ser um fazendeiro, dono de comércio ou líder de bairro, que ganha a oportunidade, mas no decorrer do mandato percebemos que não tem a menor ideia do que o cargo demanda, demostrando total despreparo para tão importante missão de fazer uma política pública saudável e eficiente, e fazendo uma politicagem que tenta agradar somente a partidos e outros politiqueiros, deixando o objetivo social totalmente em segundo plano.
Então, acorde pra vida, porque já estamos desaguando no mês de março. Falta praticamente nove meses para acabar o ano e está passando da hora de começarmos a agir para atingir tudo aquilo que planejamos na virada de 2019 para 2020.
FELIZ ANO NOVO BRASILEIRO!
Sobre o autor
O artigo "Argumentos" é escrito semanalmente por:
Jair Júnior
Licenciado no ensino de história - UEG
Bacharel em Direito - Evangélica Goianésia
Comunicador - Rádio Boa Nova FM