O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos do Sul da América do Sul -Alert-AS - emitiu alerta de “perigo” e “grande perigo” para várias cidades da região central do Brasil, entre elas Goianésia.
De acordo com o alerta, as chuvas em Goianésia e região deverão continuar até domingo, 09, devendo contar com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h). Há o risco ainda de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, tendo este alerta sido classificado como “perigo” no que diz respeito chuvas intensas.
O Instituto orienta para que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Novo alerta
Às 11h30 desta sexta-feira, 07, o Alert-AS emitiu novo alerta no que diz respeito ao acumulado de chuva, classificando como “grande perigo”. O alerta tem como fonte o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET - que informa que a cidade pode ter chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Caso esta quantidade de chuva prevista se concretize, há então riscos de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. A orientação é que as pessoas permaneçam em local abrigado e em caso de situação de inundação, ou similar, proteja os pertences da água envoltos em sacos plásticos.