G1 Goiás - Um adolescente de 15 anos teve um dia de herói ao conseguir salvar a vida da filha de uma vizinha, de apenas 1 mês, em Jataí, região sudoeste de Goiás. Graças às técnicas apreendidas no curso de Bombeiro Mirim, Paulo Ricardo de Oliveira fez manobras de salvamento e ajudou a pequena Laura, que havia engasgado enquanto tomava um chá.
A mãe da recém-nascida, Thamires Costa, conta que se assustou ao ver que a filha não estava conseguindo respirar. "Ela ficou com a mãozinha roxa e ficou molinha. Ela nem mexia nem nada", afirmou.
Desesperada, ela saiu gritando pela área comum do condomínio onde mora a procura de socorro. Ao ouvir os pedidos, Paulo Ricardo pegou a bebê no colo e utilizou os protocolos que aprendeu no curso.
"Fiz os procedimentos corretos que eu aprendi. Coloquei ela de bruços e dei uns tapinhas nas costas dela com a mão em formato de concha para desengasgar", explica.
Curso
O adolescente tinha 9 anos quando participou do curso, que ensina técnicas de salvamento, prevenção de acidentes e outros princípios dos bombeiros para as crianças.
A coordenadora do projeto fez questão de ir até a casa do garoto para cumprimentá-lo.
Thamires também agradeceu a ajuda do vizinho, que se mostrou à disposição: "De nada, estamos aí se precisar".